Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As dicas da Ba

Um blog 360º com dicas e sugestões para as diferentes áreas da vida.

10 Dicas para refrescar a sua casa no Verão

Ba 25.07.16

cool-home.jpg

 

Este Verão está a ser particularmente quente. Vários dias com temperaturas acima dos 30º e com certas regiões a atingirem mesmo a fasquia dos 40º. Muitas vezes só apetece estar em casa no fresquinho. Problema? Estar em casa nem sempre é sinónimo de fresco. Por vezes até está mais quente. Para que isso não aconteça ficam aqui 10 dicas sobre como refrescar a sua a casa (e também a si) no Verão. 

 

1) Ar-Condicionado. Se tem ar-condicionado coloque na temperature desejada e verifique se tem as janelas e portas fechadas para não existir desperdício. O termostato irá fazer com que a temperature se mantenha.

 

2) Estores fechados. Mantenha os estores fechados na hora de maior calor e abra apenas à noite, os estores e janelas, para aproveitar a corrente de ar para refrescar a casa.

 

3) Isolamento. Ter a casa com um bom isolamento ajuda a evitar que aqueça em demasia. Dizem os especialista que se colocar no telhado uma camada de material isolante, com 15 a 20 centímetros de espessura, as temperaturas dentro de casa baixam.

 

4) Vidros duplos. Uma boa caixilharia é meio caminho para conseguir evitar que haja grandes amplitudes térmicas dentro de casa. O que significa que, no verão, conseguirá ter a casa mais fresca.

 

5) Plantas. A existência de vegetação em casa, quer seja na fachada, no telhado, ou mesmo dentro de casa, ajuda a regular naturalmente a temperature do ambiente.

 

6) Ventoinha. São uma forma mais barata de conseguir suportar melhor o calor. Embora não arrefeçam o ar, o sistema de ventilação ajuda a circular o ar. As ventoinhas de tecto permitem uma melhor circulação do ar.

 

7) Gelo. Coloque um balde de gelo, ou mesmo um pano húmido com água gelada em frente a uma vetoinha (não em cima, mas em frente por exemplo, numa cadeira ou banco mas com a ventoinha apontada). O vento da ventoinha irá empurrar o ar frio e refresca o ambiente.

 

8) Crie espelhos de água. Pode espalhar bacias, ou baldes com água pela casa. A água evapora e deixa o ar mais húmido. Há quem por colocar debaixo da cama para dormer melhor durante a noite. Convém trocar a água todos os dias.

 

9) Pisos mais baixos. O ar quente sobe sempre, por isso, se quer estar num ambiente mais fresco escolha os pisos mais baixos da casa.

 

10) Tome banho e beba água. Tomar um banho com água mais para o fria (não é gelada) ajuda a baixar a temperatura do corpo. Pode também uilizar um borrifador para molhar, por exemplo, ligeiramente os lençóis ou a t-shirt que tem vestida. Além disso, mantenha-se hidratado e beba muita água!

 

 

4 comentários

Comentar post