Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As dicas da Ba

Um blog 360º com dicas e sugestões para as diferentes áreas da vida.

Dica para promover a boa disposição

Ba 21.11.13

Dar primeiro para receber depois. É um ensinamento simples mas que, por vezes, nos esquecemos de praticar. Se quer promover a boa disposição no trabalho, entre os amigos e a família faça apenas uma coisa: elogie.

Não custa, não paga imposto e vai sentir-se melhor, além de uma onda positiva que se vai aperceber que irá gerar.

Há uns meses, quando fiz uma certificação em Coaching, um dos exercícios que tivemos de fazer foi elogiar alguém. Na altura ficámos todos a olhar uns para os outros. Algumas pessoas conheciam-se e outras não. Eu só pensava "como vou elogiar uma pessoa que mal conheço?" E afinal não foi nada difícil. Já íamos no quarto dia intenso de formação e, ao final de umas horas, já deu para ir percebendo algumas personalidades.

A cada intervenção fomos revelando a pessoa que escolhemos e, directamente a olhar para essa pessoa destacamos pontos positivos. Soube muito bem ver a reacção das pessoas, elevar-lhes a auto-estima, porque todos temos coisas boas. Também soube muito bem receber elogios (na altura até fiquei comovida, confesso!)

Quando depois contei nesse dia ao meu marido o exercício que tinhamos feito ele disse-me: "Mas tu já fazes isso naturalmente". E eu realmente apercebi-me que sim, já o faço.

Todos os dias, quando chego à redacção elogio a segurança Carla, elogios os colegas (seja pela roupa, pelo sorriso, por uma piada, qualquer coisa). Também quando vou às compras tenho o hábito de elogiar o trabalho das pessoas.

Ainda o fim-de-semana passado tinha ido às compras e estava na peixaria e pedi 2 quilos de amêijoas. A senhora pegou numa pá tirou para um saco e disse "É isto!". E nem sequer tinha pesado. Eu fiquei desconfiada, porque achei pouco e pedi 3 quilos (sim, eramos muitos ao jantar). Ela acrescentou mais um pouco e, mais uma vez sem pesar, disse "Três quilos é isto". E eis que põe o saco na balança e voilá! Três quilos certíssimos! E eu disse: "A senhora é um espectáculo! Já nem precisa de balança. É de uma precisão incrível". A senhora sorriu meio encavacada como quem tinha recebido o primeiro elogio do dia (e eram quase 22h30). E lá fui eu toda contente. É que quase que não descanso enquanto não arranco um sorriso a alguém. Quem me conhece sabe que adoro promover boa disposição a quem está perto de mim e procuro fazê-lo a toda hora.

Experimentem e vão começar a ver a mudança que o elogio provoca (elogio sincero. Nada de ir bajular o chefe só porque sim. Elogiem o chefe, algo sincero, e os colegas também). Nós nunca sabemos o que as pessoas andam a passar nas suas vidas. E às vezes um simples elogio pode ter um efeito positivo tremendo.

Posto isto, é só para dizer que vocês são os leitores mais espectaculares do universo! E desejo-vos um super dia! :)

Acompanhe "As Dicas da Bá" no Facebook e Instagram.

2 comentários

Comentar post