Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As dicas da Ba

Um blog 360º com dicas e sugestões para as diferentes áreas da vida.

Constipação: E o melhor para tirar o ranho dos bebés é...Cinesioterapia!

Ba 28.12.13


O mais pequeno cá de casa andou a conseguir escapar-se à constipação e ranhocas durante algum tempo, mesmo com as trocas de chuchas com o irmão. Mas esta semana ela chegou. Tosse, ranhoca e lá voltei eu à técnica habitual que praticava com o mais velho: fazer vapores, limpar nariz com soro, aspirar, dar muita água e dormir de cabeceira elevada.

Como não estava a resultar (mesmo com o meu filho mais velho, nunca foi suficiente), lá fiz o telefonema para a pediatra. O veredicto foi o normal nestes casos: fazer aerosol com atrovent, limpar com soro, aspirar e por umas gotas de neosiferina. 

Ia controlando a temperatura (felizmente não chegou a ter febre) mas apercebi-me que o cenário não se ia alterar. O pequeno, com 8 meses, é natural que não se saiba assoar, e como a ranhoca parece estar mais na garganta do que no nariz (provocando aquela tosse com expectoração) tive de recorrer à minha técnica preferida: cinesioterapia (também conhecida como ginástica respiratória). Sou completamente fã. É a melhor forma de libertar os bebés dos ranhos. Isso das gotas e do soro é tudo muito lindo mas se o ranho não sai a probabilidade de passar depois a infecção, evoluir para otites, bronquiolites, e outras coisas terminadas em "ites" é maior.

Na prática, não é mais do que uma fisioretapia respiratória. Somente com movimentos na zona do torax e com soro, os terapeutas ajudam os pequenos a libertarem a expectoração. Tenho de vos dizer que para um coração de mãe não é fácil estar ali a ver o filho a chorar ao gritos a ser meio espremido. Mas é o melhor para eles. 

E hoje lá fomos nós para a segunda sessão de cinesioterapia com o terapeuta João e já noto o pequeno um pouco melhor. Libertou umas ranhocas valentes e a tosse já diminuiu. Para a semana temos mais uma sessão e espero que seja suficiente. 

Para quem não sabe do que estou a falar, deixo-vos aqui um vídeo que mostra em que consiste esta técnica:




Fica a dica para os pais. Ah, é verdade, não tentem fazer isto sozinhos aos vossos bebés. Não queremos partir costelas à pequena. Por alguma razão existem especialistas :)

Acompanhe "As Dicas da Bá" no Facebook e Instagram.

5 comentários

Comentar post