Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As dicas da Ba

Um blog 360º com dicas e sugestões para as diferentes áreas da vida.

Alemanha paga a portugueses que queiram ir para aquele país

Ba 13.01.14

A Alemanha abriu um programa chamado "Job of my life" que dá a possibilidade a portugueses desempregados que queiram estudar e trabalhar na Alemanha.

Se tem entre 18 e 35 anos e está desempregado (na área da saúde são aceites candidatos até 40 anos) e está a ponderar em ir para fora, esta pode ser uma oportunidade.

A Alemanha está a promover um 'roadshow' pelo país para apresentar o programa "Job of My Life". Nas sessões vão estar técnicos alemães para esclarecer todas as dúvidas, receber candidaturas e entrevistar interessados, segundo notíciou o Diário Económico.

O programa encontra-se dividido em duas vias de entrada no mercado de emprego alemão, onde existem 650 mil oportunidades de trabalhgo.

Uma das vertentes é a de formação, que conta com 200 vagas às quais se podem candidatar quem tenha a escolaridade mínima obrigatória ou também licenciados. Quem for aceite no programa de formação conta com um subsídio de sobrevivência na Alemanha de cerca de 800 euros, durante os três anos que estiver em formação. Além disso beneficia de um curso gratuito de alemão de 400 horas em Portugal que continua na Alemanha. Além disso, é reembolsado as despesas de deslocação e subsídio de instalação. No final, é garantido um emprego na Alemanha quando terminar a formação.

As áreas onde são precisos profissionais em termos de formação são: construção vivil, metalomecânica, mecânica electrónica e automóvel (técnicos de frio, de instalações eléctricas e de electrónica industrial), cabeleireiros, jardineiros, cozinheiros, especialistas de restaurante e de hotel.

A outra vertente é para ofertas de emprego. A Alemanha dispõe de vagas em diferentes áreas. São procurados essencialmente: engenheiros, médicos, técnicos de óptica, padeiros, condutores, técnicos de electrónica, profissionais da restauração, assistentes de vendas, assistentes dentários, trabalhadores metalúrgicos.

Os salários variam consoantes a função. Ainda assim, segundo informação oficial o salário médio na Alemanha ronda os 3.450 euros brutos. No caso de um engenheiro pode chegar aos 4.340 euros, segundo o DE. Uma cabeleireira recebe cerca de 1500 euros brutos. Já um médico podere receber em termos brutos entre 6.500 e 8.000 euros. As horas de trabalho variam entre a 38 e 40 semanais.


Sessões de esclarecimento do Programa "The Job of My Life" (Calendário)

Os responsáveis e ténicos do programa vão estar em Janeiro em Portugal. Veja quais as datas e inscreva-se (inscrição é obrigatória)


20 de Janeiro - Lisboa. Saiba mais informações aqui e inscreva-se aqui.

22 de Janeiro - Évora. Saiba mais informações aqui e inscreva-se aqui.

23 de Janeiro - Faro. Saiba mais informações aqui e inscreva-se aqui.



Conheça os 7 passos do processo:


  1. Selecção dos candidatos

  2. Curso de alemão em Portugal pago pelo Estado alemão

  3. Estágio intenso para aprender a língua na Alemanha

  4. Período experimental na Alemanha

  5. Frequência de um curso de formação profissional de 3 ou 3,5 anos, a partir de Agosto de 2014

  6. Fim do Curso de Formação

  7. Início do contrato de trabalho


Fica a dica para os interessados.

Acompanhe "As Dicas da Bá" no Facebook e Instagram.

2 comentários

Comentar post