Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As dicas da Ba

Um blog 360º com dicas e sugestões para as diferentes áreas da vida.

Combater a retenção de líquidos

Ba 12.07.13
Retenção de líquidos. Quem é que já ouviu falar? Eu, certamente. Aliás, últimamente parece a minha melhor amiga.

A retenção de líquidos não é mais do que uma acumulação excessiva de água no organismo, normalmente nas pernas, abdómen ou mãos,  dando uma sensação de inchaço, ganho de peso sem motivo aparente (já que não há acumulação de gordura). 

As causas podem ser: desequilíbrio no sistema hormonal que regula o nível de líquido no corpo, excesso de sal na alimentação, défice de proteínas (as proteínas fazem com que o fígado produza albumina, uma substância que evita a acumulação de líquidos), ou pela escassez de nutrientes (vitaminas C e B6, magnésio, potássio e ácidos gordos ómega-3 e ómega-6).

Para descobrir se tem retenção de líquidos há um teste comum que pode fazer sozinho. Por exemplo, no meu caso a retenção de líquidos é sobretudo nas pernas. Por isso pode pressionar com o dedo indicador na perna contar até 5 e soltar. Se a zona ficou esbranquiçada e a pele demorou a voltar ao normal, então pode ser que esteja a fazer retenção de líquidos.

Uma das formas de ajudar a combater é através de uma mudança dos hábitos alimentares, com uma dieta rica em proteínas (aves, peixes e legumes), frutos secos, verduras e frutas.

Ora bem, eu tenho feito uma alimentação saudável, tenho praticado algum exercício, bebo pelo menos 2 litros de água por dia e ainda estou a fazer endermologia. Qual não é o meu espanto quando há uns dias estou a ir ao tratamento da endermologia e a técnica olha-me para as pernas e diz: "você está com a zona dos joelhos super inchada, estava a fazer muita retenção de líquidos". E depois pediu-me para pesar. Espanto! Tinha subido ligeiramente de peso. Fiquei mesmo triste e pensei "quer dizer, anda uma pessoa a fazer tudo direitinho e agora o corpo prega-me uma destas".

A terapeuta explicou-me que era normal, sobretudo depois da semana de calor excessivo que tivemos. 

Foi aí que pensei: "Se o meu corpo não está a ir lá sozinho tenho de fazer alguma coisa". Pensei ir ao Celeiro comprar um chá para a retenção de líquidos, e nas inúmeras pesquisas acabei por ir parar ao site da Drenafast

Depois de fazer um levantamento juntamente com quem já tomou e de ter pedido informações na farmácia, lá comprei (ainda por cima estava em promoção).

Portanto, dilui a dose num litro de água e já bebi durante a manhã (diz para ser ao longo do dia mas é verdade que bebo muita água, e como até o sabor é de pêssego, foi fácil).

Ainda não posso dizer os resultados. Só sei que já tive de interromper este post por duas vezes para ir à casa de banho. 

Não sei se por aí alguém já experimentou o Drenafast ou outro produto e queira partilhar, seria óptimo. 

Acompanhe "As Dicas da Bá" também no Facebook. Clique aqui e faça 'like' da página.

1 comentário

Comentar post