Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As dicas da Ba

Um blog 360º com dicas e sugestões para as diferentes áreas da vida.

Portugueses vão poupar menos em 2013

Ba 21.03.13
Em 2013, os portugueses vão poupar menos do que no ano passado, segundo a sondagem Investment Barometer da GfK. O estudo mostra um acentuado pessimismo dos portugueses em relação ao futuro, opinião que é partilhada pelos italianos, espanhóis e polacos.

Contas à ordem destacam-se 
Actualmente, os investimentos dos portugueses são feitos maioritariamente em produtos bancários. As contas à ordem lideram as escolhas dos inquiridos, com 89%, seguindo-se as contas a prazo (32%) e os investimentos em imobiliário (23%). Já na maioria dos restantes países que participaram no estudo as contas poupança são o principal instrumento de aforro.

Imobiliário entre os preferidos
Segundo os dados obtidos nesta sondagem realizada em Novembro de 2012, os produtos que os portugueses consideram mais atractivos para investir no futuro são as casas/bens imobiliários (55%) – uma tendência comum à maioria dos europeus –, seguido de ouro (52%) e as contas a prazo (50%). No ponto oposto, 17% dos inquiridos considera que a política de doações privadas é o produto menos atractivo para investir, merecendo também destaque guardar dinheiro em casa, com 19%.

Portugueses querem manter o euro 
A sondagem revelou ainda que os portugueses, quando questionados sobre se o euro devia ser substituído pelo escudo, 68% afirmou que o euro deve ser mantido. Esta é uma tendência seguida por todos os países do euro incluídos na sondagem.

Para conseguir gerir ainda melhor o seu dinheiro, a dica é fazer um orçamento e assinalar todas as receitas e despesas.

Leia ainda:
Saiba como fazer e gerir o seu orçamento familiar

Acompanhe "As Dicas da Bá" também no Facebook. Clique aqui e faça "like" da página.