Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As dicas da Ba

Um blog 360º com dicas e sugestões para as diferentes áreas da vida.

Qual o melhor remédio para as cólicas dos bebés?

Ba 17.03.13

Cólicas nos bebés. Toda a gente certamente já ouviu falar. Quase sempre significam muitas dores para os pequenos e também para os pais (pelo menos dores de cabeça e de alma de tanto que os bebés choram).

No primeiro filho a maravilha aconteceu logo no segundo dia, ainda estava na maternidade. Na altura, como mãe de primeira viagem, significou uma noite inteira sem pregar olho. Qualquer guinchinho fazia-me abrir os olhos e ir ver o que se passava. Mas como não têm instruções lá ficava eu a tentar embalar, fazer massagens, tudo e mais alguma coisa. Mal sabia eu da animação que me esperava em casa, já sem enfermeiras por perto.

Bom, mas para a origem das cólicas as teorias são muitas: ou é o bebé ingere muito ar quando mama ou bebe o biberão, ou o que a mãe come que pode "passar" para o leite, pode ser o leite de lata (caso comecem a tomar), etc.

A verdade é que o desespero levou-me a tentar tudo. E entendam mesmo tudo: Aero-OM, Colimil, Infacol, Alvit gases, Gripe Water, Biogaia, etc etc. Além claro do Bebegel, com canula, sem canula... Depois teve de reforçar com leite e aí passei pelas Latas de quase todas as marcas e anti-cólicas. Comprei biberão com tetina anti-cólica, massagens para bebés, etc.

Desde as indicações da pediatra às dicas de amigas mães que falavam maravilhas do produto x ou y nada parecia resultar. Enfim, foram 3 meses, que mais pareceram 3 anos, a tentar tudo. E, subitamente, 3 meses depois, de um momento para o outro, tudo passou.

Na última consulta que tive com o meu médico, que também voltou a ser pai pela 3 vez recentemente, falavamos das cólicas. E concluímos que esses 3 meses, ao que parece, é o tempo que o bebé precisa para regular a flora intestinal desde que nasce.

Moral da história: Ao que parece, o melhor remédio para as cólicas é mesmo esperar! 

Fica a dica, até pode haver bebés que reajam bem a algum dos produtos, mas eu já me vou mentalizando que, durantes uns meses, as cólicas vão fazer parte (espero que menos do que no filho mais velho).

Há por aí quem tenha tido resultados positivos com algum remédio ou técnica? Todas as dicas são bem-vindas e pode ser que tenha surgido algo que não esteja a par.

Acompanhe "As Dicas da Bá" também no Facebook. Clique aqui e faça "like" da página do Facebook.