Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As dicas da Ba

Um blog 360º com dicas e sugestões para as diferentes áreas da vida.

Dicas para diminuir a dor na amamentação

Ba 27.04.13
O segundo filho relembrou-me algo que já me tinha esquecido: as dores na amamentação. A sofreguidão dos pequenos na hora de comer  é de tal ordem que, quando encontram a mama, parecem pequenos dráculas. Devem achar que o leite vai fugir e que é melhor pegar bem na mama não vá haver surpresas (pelo menos até adormecerem, que é a fase seguinte).

Do outro lado, quase sempre, está uma mãe em sofrimento que vai aguentando a dor a cada momento de dar de mamar por amor ao filho. Voltei a aperceber disso quando em conversa recentemente com várias amigas que foram também mães agora todas referem o momento de "ternura" que se transforma em "tortura".

Cada mãe tem os seus truques e dicas. No meu caso, desde o primeiro filho há quatro elementos que não podem faltar em casa. É o meu verdadeiro kit de amamentação. Dependendo das fases (ou dores) posso utilizar um ou outro.

Mas deixo aqui as minhas quatro dicas:

O Bálsamo Lactancia da Mustela. Desde a maternidade que ponho todos os dias depois do pequeno mamar. Acalma e ajuda a regenerar e não é preciso limpar nem lavar a mama quando o bebé vai mamar.

Discos hidrogel da Chicco. Em alternativa ao creme dão uma sensação de conforto muito grande.

Mamilos de Silicone da Chicco. Para quando os mamilos já estão muito macerados e magoados são uma boa alternativa. 


Bomba de leite automática da Philips Avent. Quando as dores já não são suportáveis e há necessidade de regeneração do mamilo, tirar o leite acaba por ser a solução. Eu gosto muito desta bomba. Permite-nos definir manualmente o ritmo a que queremos tirar o leite e a máquina memoriza e depois faz automaticamente.

Claro que há várias alternativas e de várias marcas. Estas são as minhas dicas porque são as que conheço e que utilizo há uns anos. 

Partilhem também as vossas dicas. Todas as sugestões são bem-vindas.

Acompanhe "As Dicas da Bá" também no Facebook. Clique aqui e faça 'like' da página.