Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As dicas da Ba

Um blog 360º com dicas e sugestões para as diferentes áreas da vida.

70% dos portugueses não sabe com rigor quanto ganha e gasta por mês

Ba 15.03.13


Quanto recebe por mês? E quanto gasta todos os meses em cada uma das categorias do orçamento familiar? Ao que parece, a grande maioria dos portugueses não consegue responder com exactidão a estas duas perguntas. Aliás, cerca de 70% dos portugueses não sabe com rigor quanto recebe ou gasta por mês.

De acordo com um inquérito realizado pelo Cetelem, com a colaboração da Multidados, a 500 pessoas sobre a gestão do orçamento familiar, apenas 27,8% dos portugueses sabe, com detalhe, o rendimento do agregado familiar e 36,6% o valor das despesas mensais como o carro, casa, electricidade, créditos , etc.

Uma percentagem significativa de inquiridos afirmou ainda que sabe aproximadamente o valor que dispõem mensalmente (62,4%). Mais de metade declara que conhece relativamente as despesas fixas mensais (55,2%). Apenas um número residual de inquiridos diz que não tem conhecimento de quanto ganha (9,2%) ou gasta por mês (7,2%).

Este mesmo inquérito do Cetelem tentou perceber ainda de que forma controlam os portugueses o seu orçamento mensal e constatou que a grande maioria o faz através de uma consulta regular do extrato bancário (55,8%). 24,8% fá-lo através de uma tabela de controlo de gastos e 6,4% não tem por hábito fazer qualquer tipo de controlo.

Estes números mostra assim que os portugueses não controlam a 100% as suas finanças pessoais, porque só sabendo quanto se ganha e gasta é possível fazer uma gestão cuidada do orçamento.

Por essa razão, fica a dica: façam o vosso orçamento familiar e categorizem todas as despesas fixas e variáveis mensais. Vão ter algumas surpresas para onde está a ir o vosso dinheiro.

Acompanhe "As Dicas da Bá" também no Facebook. Clique Aqui e faça "like" da página.