Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As dicas da Ba

Um blog 360º com dicas e sugestões para as diferentes áreas da vida.

Saiba como pagar menos de electricidade

Ba 26.02.13


A Deco Proteste está a organizar um leilão de electricidade, no qual convida os consumidores a participar. Sob o mote "Juntos Pagamos Menos", a associação de defesa do consumidor pegou num modelo já adoptado em outros países que passa por convidar vários consumidores a inscreverem-se e, depois, enquanto representante e mediador dos consumidores negociar um preço mais baixo de electricidade com os operadores do mercado.

A ação está aberta a todos os consumidores portugueses residentes no Continente (porque nas regiões autónomas apenas existe um fornecedor de electricidade), não sendo necessário ser associado da Deco para participar.

Basta dirigirem ao site da ação Pague menos Luz (Aqui), preencher os campos referidos e validar a inscrição, até 30 de Abril.

A partir de 1 Maio, assumindo todo o grupo como um leiloeiro, a Deco vai convidar os fornecedores de electricidade a oferecerem a tarifa mais baixa. Aqui, o poder negocial é maior porque a Deco está a representar um grande grupo de consumidores.

Depois, a 15 de Maio a Deco irá informar todos os consumidores que participaram no leilão qual o fornecedor vencedor e quanto poderão poupar com o novo contrato. Para isso é necessário que a inscrição seja o mais personalizada possível.

Mesmo depois de saber quem é o vencedor e quanto poupar, o consumidor só muda de fornecedor de electricidade se quiser. Ou seja, não é por estar inscrito na ação que é obrigado a mudar.

Resumindo:

  1. Até 30 de Abril inscreva-se gratuitamente na página "Pague Menos Electricidade" (Aqui)
  2. A partir de 1 de Maio tem início o leilão no qual os fornecedores de electricidade apresentam as suas propostas
  3. A 15 de Maio a Deco contacta os consumidores a comunicar o vencedor e a indicar a poupança possível
  4. Depois ou muda ou mantém o mesmo fornecedor. Não é obrigatório mudar.

Uma boa dica para quem está a pensar em mudar de fornecedor de electricidade e quer pagar menos. Aqui o princípio é: a união faz a força (neste caso, no preço).

Acompanhe "As Dicas da Bá" também no Facebook (Aqui).