Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As dicas da Ba

Um blog 360º com dicas e sugestões para as diferentes áreas da vida.

Saiba como se calcula a prestação da casa

Ba 02.03.13
A prestação da casa vai ficar mais barata para os contratos revistos em Março, que tenham a Euribor a seis meses como indexante. Num crédito à habitação de 100 mil euros a 30 anos a descida será de 12 euros. No entanto, para quem revê o empréstimo no mesmo mês mas tem o crédito com Euribor a três meses a tendência será inversa, ou seja, irá subir 1,5 euros.

Por vezes há alguma confusão sobre se a prestação vai subir ou descer quando, diariamente, ouvimos que a Euribor - taxa indexante do crédito à habitação - subiu ou desceu no dia.


Para calcular a prestação da casa não é tida como base a cotação diária da Euribor, mas sim da média desta taxa de juro. Esta é a razão pela quando a Euribor sobe num dia ou desce noutro estes movimentos não têm efeitos imediatos na prestação da casa. É a média mensal da Euribor que vai interferir com o valor da prestação. 

Se quiser calcular a prestação da casa terá de fazer a média aritmética das cotações diárias e dividir pelo número de dias. Ao chegar a um valor já sabe qual é a média mensal desse mês. No crédito para habitação tem sempre efeito a média mensal do mês anterior ao da revisão.

Não adianta pensar se a média mensal da Euribor caiu ou desceu em Abril, o que só teria efeitos em quem revê o contrato em Maio, se a sua revisão é só em Dezembro. Terá, por essa razão, de saber a periodicidade da sua prestação e, para isso, basta saber qual o indexante.

Se for a Euribor a três meses, significa que o seu contrato é revisto trimestralmente, se é a Euribor a seis meses, apenas de seis em seis meses é revisto o contrato. Se for a Euribor a 12 meses, apenas terá uma revisão por ano. E no mês que for fazer a revisão será tida em conta a média mensal do mês anterior. Ou seja, se a revisão do seu contrato é feita em Outubro, o banco irá calcular a média mensal da Euribor do mês de Setembro (seja a taxa com um prazo de três ou seis meses). Isto porque existe uma cotação diária das taxas Euribor independentemente do prazo. 

De segunda a sexta-feira há uma cotação que é divulgada todas as manhãs para as taxas Euribor dos diferentes prazos (uma semana, três, seis, 12 meses, etc).

Fica aqui a dica para quem queira fazer as suas próprias contas.

Leia estes e outros conselhos em "Tempos Complicados, Soluções Simples - Aprenda a gerir melhor o seu dinheiro", editado pela Oficina do Livro.

Acompanhe "As Dicas da Bá" também no Facebook (Aqui)