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As dicas da Ba

Um blog 360º com dicas e sugestões para as diferentes áreas da vida.

5 Factos e Mitos sobre a Corrida

Ba 02.04.15

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Seja na cidade, junto ao mar, no jardim ou em qualquer outro lugar, são cada vez mais as pessoas adeptas da corrida. 

A propósito do Dia Mundial da Atividade Física (que se celebra a 6 de Abril) a Tom Tom elaborou uma lista sobre os 5 factos e mitos associados à corrida. Veja quais são:

 

1) Correr agasalhado ajuda a perder peso: MITO. Usar mais roupas do que o necessário provoca um aumento perigoso da temperatura no organismo. Isto faz com que o corredor perca mais líquido através do suor, que pode prejudicar o desempenho do treino e em última análise a saúde do indivíduo, derivado da desidratação que ocorre.

 

2) A corrida é uma forma eficiente de se obter um ótimo condicionamento físico: FACTO. Correr melhora o condicionamento cardiovascular, ajuda a controlar o peso corporal e é uma ótima terapia.

 

3) Não comer acelera o emagrecimento: MITO. Acordar após uma longa noite de descanso e não comer, pode prejudicar em muito o desempenho do treino. Frutas e cereais integrais são os alimentos ideais para a obtenção de energia durante a corrida. Preferencialmente devem ser consumidos 30 minutos antes do treino.

 

4) A corrida só é benéfica se praticada com base num plano estruturado: FACTO. Com vista à obtenção de determinados resultados, qualquer atividade física deve ser praticada de forma contínua e estruturada, o que requer um planeamento base e seguimento por um profissional de fitness e saúde.

 

5) O alongamento antes de uma competição melhora a performance: MITO. O alongamento não é fator que altere o desempenho do atleta na corrida. O que não deve faltar é o aquecimento, onde podem ser incluídos alguns exercícios de alongamentos. 

 

Agora que já sabem quais os factos e mitos já podem ir correr mais descansados! :)

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