Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As dicas da Ba

Um blog 360º com dicas e sugestões para as diferentes áreas da vida.

DECO lança petição para o fim das comissões nas contas bancárias

Ba 26.06.13
A DECO está a recolher assinaturas online que tem como objectivo levar a petição ao Parlamento e pressionar para que deixem de existir comissões e outros encargos de manutenção das contas à ordem.

Segundo a associação de defesa do consumidor, as despesas de manutenção associadas às contas à ordem "são abusivas e penalizam os consumidores com menos re­cursos".

Desde que a crise começou, em 2007, "as comissões de manutenção das contas à ordem aumentaram cerca de 41%", em média, segundo um estudo publicado na revista da associação Dinheiro & Direitos. 

A DECO aponta várias razões para considerar esta cobrança abusiva:

1) O dinheiro depositado pelos consumidores não é um far­do para os bancos. Na verdade, os bancos precisam destes fundos para se financiarem e gerarem mais dinheiro. Assim que entram na conta do cliente, os fundos são aplicados e investidos em benefício dos seus fiéis depositários. Ao su­portar esta comissão, não estará o consumidor a pagar para emprestar dinheiro ao banco?

2)Os custos de manutenção das contas destinam-se, por definição, a compensar o trabalho da instituição com a ges­tão do património dos clientes. Nesse caso, por que razão paga mais quem menos património tem? Os titulares de ren­dimentos baixos pagam, em média, até cinco vezes mais do que os consumidores com património elevado.

3)Com o aparecimento do homebanking, as tarefas que an­tes eram imputadas aos funcionários bancários - pagamen­tos, transferências, consultas de saldos e movimentos, por exemplo - passaram a ser realizadas pelos consumidores. Sem prestarem um serviço, os bancos nada deveriam poder cobrar pela simples detenção de uma conta à ordem.

4) Os clientes bancários já pagam a anuidade dos seus cartões, bem como pela requisição de cheques e por outros serviços associados às contas à ordem. Somar a estas despe­sas uma comissão de manutenção é cobrar duas vezes pelo mesmo serviço.

Quem se queira a associar, basta entrar no portal da DECO e preencher o formulário ou clicar aqui.

Acompanhe "As Dicas da Bá" também no Facebook. Clique aqui e faça 'like' da página.