Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As dicas da Ba

Um blog 360º com dicas e sugestões para as diferentes áreas da vida.

Ofertas de última hora permitem poupar cerca de 30% sobre o preço da viagem

Ba 20.06.13
Os viajantes poupam cerca de 30% nas ofertas de última hora, o que leva cada vez mais pessoas a recorrem a esta modalidade para decidir  o destino das suas férias, revela um estudo realizado pela Rumbo.

Segundo os dados da agência de viagens online, a preferência dos viajantes pelas ofertas de última hora recai sobretudo para a compra de hotel. Os dados referentes ao mês de Junho comprovam que 65 % das reservas de última hora correspondem  às vendas efectuadas em hotel com check in no próprio mês; e 59% correspondem à compra de férias para a Costa Peninsular e Ilhas.

Os destinos mais procurados em venda de última hora são as ilhas Baleares e Canárias, bem como as principais cidades europeias (Roma, Londres, Paris e Lisboa) e Nova Iorque. Relativamente às reservas para destinos nacionais, destacam-se Albufeira, Lisboa, Monte Gordo, Estoril, Vilamoura e Funchal.

O preço médio gasto na compra de “ofertas de última hora” varia consoante o tipo de produto. Para reservas que incluem apenas hotel, os dados de Janeiro a Junho, indicam uma média de gastos na ordem de 308 euros (Costas: 442 euso, Ilhas e Cidade: 207 euros).

Outra das tendências verificada nos viajantes de “última hora” é o facto de viajarem poucos dias e escolherem destinos próximos.

Para esse efeito, as reservas das viagens são feitas com uma média de 18 dias de antecedência para destinos internacionais e com cerca de 35 dias de antecedência para as Costas e Ilhas. Para destinos na Península Ibérica, a antecedência da compra é menor, registando-se apenas cerca de 11 dias.

Saliente-se que, apesar da crise, os viajantes não abdicaram totalmente de viajar, embora tenham  alterado o tipo de viagem e planeamento das suas férias, segundo o estudo da Rumbo.

O orçamento tem um papel cada vez mais determinante na escolha do destino. Se até há uns anos atrás os locais de férias eram escolhidas de acordo com as preferências dos viajantes, a tendência inverteu-se, passando a escolha do destino a ser efectuada de acordo com os limites orçamentais, o que explica o crescimento das reservas efectuadas a partir das “ofertas de última hora”.

Fica a dica para os aventureiros que preferem aguardar pela oportunidades de última hora e tentar melhores preços. Confesso já das vezes que utilizei esta técnica consegui ter acesso a boas ofertas.

Acompanhe "As Dicas da Bá" também no Facebook. Clique aqui e faça 'like' da página.