Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As dicas da Ba

Um blog 360º com dicas e sugestões para as diferentes áreas da vida.

Saiba o que afinal pode deduzir no IRS

Ba 22.02.13




Dia 1 de Março assinala o início do prazo para a entrega de IRS de 2012. Face ao ano anterior existem diferenças consideráveis. Com as limitações nas deduções são agravados os impostos dos contribuintes. Ou seja, ou irão receber menos ou pagar mais.
Para que não restem dúvidas aqui ficam algumas das deduções e os respetivos tectos.


1 - Saúde

Uma das principais alterações será nesta área. Até aqui os contribuintes podiam deduzir 30% das despesas relacionadas com a saúde sem limite. No entanto, a partir de agora só será possível deduzir no IRS 10% das despesas até ao limite de 838,44 euros.

2 - Habitação

Podem deduzir-se 15% dos valores gastos em juros com o crédito à habitação até ao limite de 591 euros. Esta dedução é apenas válida para os empréstimos contratados até 31 de Dezembro de 2011. Quem comprou casa depois dessa data já não tem direito a esta dedução.

3 - Educação

Os gastos com a educação foram dos poucos que não sofreram alterações. Desta forma, continuam a ser dedutíveis 30% das despesas com educação até 760 euros.

4 - Pensões de alimentos

Até ao IRS entregue no ano passado, os contribuintes podiam deduzir 20% dos valores com pensões de alimentos até ao limite de 1.048,05 euros. Agora o tecto agora é de 419,22 euros.

5 - Seguros

São dedutíveis, para efeitos de IRS, os prémios de seguros que cubram exclusivamente riscos de saúde em 10% com o limite de 50 euros, com um acréscimo de 25 euros por cada dependente. 


Os tectos globais das deduções

Além dos limites que existem para cada uma das categorias, o governo introduziu tectos globais para as deduções os contribuintes estão sujeitos a tectos globais às deduções. Até ao montante de 7410 euros não existem limites globais, ou seja, são válidos os limites de cada dedução. Já do terceiro ao sexto escalões existem limites às deduções. Os últimos dois escalões não têm direito a qualquer dedução. Veja a tabela.




Dica: Verifique se os seus rendimentos têm um limite nas deduções

Veja aqui os prazos de entrega da declaração

Acompanhe "As Dicas da Bá" também no Facebook (Aqui)

10 comentários

Comentar post