Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As dicas da Ba

Um blog 360º com dicas e sugestões para as diferentes áreas da vida.

Saiba como tirar curso em Harvard sem gastar dinheiro

Ba 28.05.13
Está interessado em tirar um curso numa universidade de prestígio como Harvard ou Stanford sem gastar dinheiro? Então tem de conhecer o MOOC (Massive Open Online Course).

Para frequentar o curso apenas precisa de ter acesso a um computador com ligação à internet e algum tempo disponível para aprender. No final, se tiver aproveitamento, receberá um certificado, adianta um artigo do Dinheiro Vivo.

Existem várias opções. Uma das mais recentes é a plataforma Coursera,que oferece  mais de 200 cursos de 33 universidades. Aqui pode escolher entre  o curso de Criptografia, da Universidade de Stanford, de Investimento Computacional, no Instituto Georgia Tech, ou Princípios da Microeconomia,  na Universidade da Pensilvânia.

Além destas, existem ainda plataformas como a EDX, criada pelo MIT e por Harvard, a funcionar de forma semelhante.

Em Espanha, foi lançada recentemente a UnedAberta promovida pela Universidade Nacional de Educação à Distância. Em apenas cinco dias, mais de oito mil alunos inscreveram-se nos curso. "São cursos projetados para estudantes e profissionais que querem mudar de setor ou continuar a aprender, e são completamente grátis", explica Timothy Read, diretor da UNED Aberta, citado pelo Dinheiro Vivo, que calcula que as aulas impliquem um compromisso de entre duas a três horas semanais durante três meses.

O responsável da Udacity, outra plataforma de cursos online, acredita que o ensino gratuito online de qualidade poderá abalar o modelo tradicional das universidades e escolas de negócios pagas.

Assim que o mais pequeno cá de casa me deixar dormir, acho que vou aproveitar para faze uns cursos.

Fica a dica para quem esteja interessado num curso numa universidade de prestigio a custo zero.

Acompanhe "As Dicas da Bá" também no Facebook. Clique aqui e faça 'like' da página.