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As dicas da Ba

Um blog 360º com dicas e sugestões para as diferentes áreas da vida.

Uma aplicação para ajudar a dormir melhor

Ba 17.10.13

Já lhe aconteceu dormir, por exemplo, umas 9 ou 10 horas e acordar cansado? E dormir umas 5 horas e ficar bem? Pode parecer estranho que na situação em que dormiu menos horas se sinta menos cansado, e naquela em que "supostamente" descansou mais horas acorda exausto. Na realidade isso pode significar que não acordou na fase ideal do sono. Ou seja, acordou a meio do seu ciclo do sono.

 

Há uns anos atrás ouvi uma palestra sobre o ciclo do sono e fiquei fascinada. Desde então passei a monotorizar as horas que durmo. No meu caso, por exemplo, o meu ciclo de sono é de 90 minutos (1h30). Isto significa que para me sentir bem tenho de fazer ciclos de 1h30. Convém dormir, por exemplo, 3h, 4h30, 6h, 7h30, 9h... e por aí adiante. Quando percebi isto consegui começar a sentir-me menos cansada porque planeava as horas a que acordava. Sentia que valia mais dormir 6 horas do que 7horas porque já estaria a despertar a meio de um ciclo e, por isso, iria ser mais difícil arrancar-me da cama.

 

Um ciclo do sono dura entre 90 a 120 minutos, ocorrendo quatro a cinco ciclos num período de sono noturno. 



Durante o sono, uma pessoa passa, geralmente por ciclos repetitivos, começando pelo estágio 1 do sono NREM, progredindo até o estágio 4, regride para o estágio 2, e entra em sono REM. Volta de novo ao estágio 2 e assim se repete novamente todo o ciclo.

 

Nos primeiros ciclos do sono, os períodos de NREM (mais concretamente o estágio 3 e 4) têm uma duração maior que o REM. À medida que o sono vai progredindo, os estágios 3 e 4 começam a encurtar e o período REM começa a aumentar. Na primeira parte do sono predomina o NREM, sendo os períodos REM mais duradouros na segunda metade.

 

Aqui na imagem têm um resumo dos ciclos:

O problema, para algumas pessoas é saber quando adormecem. Se estiver bem (não andar com stress) costumo adormecer em 5 minutos. Nessa situação facilmente olho para o relógio e calculo. Mas para quem demora a adormecer pode ter dificuldade em calcular as horas para acordar na altura ideal. Pois é, felizmente já inventaram umas aplicações de telemóvel que fazem todo esse trabalho por nós.

 

O meu marido, que é o homem das tecnologias cá de casa, descobriu uma app que monitoriza o ciclo do sono. Define-se a hora do alarme e coloca-se o telemóvel na cama (ele põe no cantinho mesmo). Mesmo que não adormeça logo, pelos movimentos o telemóvel detecta (através da aplicação) quando adormeceu e inicia a monitorização do ciclo do sono.

 

O que esta aplicação vai fazer é verificar, em função da hora do alarme, qual a melhor altura para acordar. Imaginando que pôs o alarme para as 7h00. Se ele detecta que o ciclo do sono termina às 6h30 começa a tocar uma música muito suave para ir acordando lentamente. Isto porque se entrar em novo ciclo de sono será mais difícil acordar.

 

Depois é possível ver, num gráfico, como foi a nossa noite de sono. Quantos ciclos fizemos, se chegámos a entrar em sono profundo ou não, entre outras informações. Por exemplo, houve uma noite em que o mais pequeno chorou várias fases e a aplicação mostrou que em apenas conseguiu entrar em sono profundo por uma vez.

 

 

Existem muitas aplicações de ciclo de sono. Ele está a utilizar a Sleep Cycle e está bastante satisfeito. Eu continuo a utilizar a técnica antiga mas, em breve, acho que vou experimentar esta aplicação também.

 

Fica aqui a dica. Se conhecerem outras app ou tiverem técnicas para monitorizar os ciclos de sono partilhem.

 

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