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As dicas da Ba

Um blog 360º com dicas e sugestões para as diferentes áreas da vida.

BébéConfort lança cadeira-auto que cumpre a nova norma de segurança

Ba 17.10.13

A compra de cadeiras-auto é sempre uma dor de cabeça para os pais. Queremos sempre ter a cadeira mais segura do mundo, nem que isso implique gastar mais. Lembro-me de gastar horas e horas, antes do meu primeiro filho nascer, a ler todos os comparativos de cadeiras -auto. Vi comparativos portugueses, internacionais, visitei foruns, etc. Das cadeiras que comprei confesso que gostei particularmente de uma e outras se calhar não comprava. 

 

E como nisto da segurança das crianças, sobretudo nas cadeiras-auto, está sempre a evoluir parece que agora há uma nova norma e a primeira cadeira que cumpre os requisitos dessa norma é da BébéConfort.

 

Segundo a empresa,  a BébéConfort é a primeira empresa a lançar no mercado nacional e europeu as cadeiras-auto de acordo com a nova norma europeia – i-Size, que vem aumentar ainda mais a segurança no transporte de bébés e crianças em automóveis.

 

O modelo designa-se por 2WayPearl, chega às lojas pela mão da BébéConfort, tornando-se assim a mais segura da atualidade em conformidade com a nova lei europeia.

 

A empresa recorda que este produto nasce de uma norma que vem sendo trabalhada também com o contributo da BébéConfort há 6 anos, envolvendo vários países, fabricantes da indústria automóvel, ministérios dos Transporte de vários países europeus, tendo a Fase1 terminado em Julho de 2013, passando agora à Fase2 entre 2015 e 2016, deixando a anterior norma (R44 04) de vigorar em definitivo entre 2018 e 2020.

 Com a nova norma I-Size, pretende-se reduzir significativamente o grau de acidentes no transporte de crianças, pois contempla uma maior segurança no embate lateral, um menor risco de má instalação e aumenta a proteção no movimentos da cabeça, para além de um melhor interface com o utilizador e com o automóvel, graças a sistemas de alerta áudio e luz.

 

Para o efeito, o sistema defende que todas as crianças até aos 105cm devem circular de costas para a estrada, uma vez que a cabeça pesa mais face ao restante do corpo e onde o pescoço é muito frágil.

 

A norma anterior só contemplava o impacto frontal, descurando o lateral, bem como um elevado grau de requisitos.

 

As estatísticas de acidentes com crianças mostram que as zonas do corpo de maior impacto num acidente são a cabeça, seguido do pescoço e em terceiro, o tórax e as pernas. Os choques mais comuns são os frontais e laterias, seguidos daqueles que são provocados pela incorreta instalação das crianças nas cadeiras-auto.

 

Em termos de mortalidade, 31% das crianças morrem por não estarem seguras, enquanto 17% por estarem mal seguras. Números bastante preocupantes.

 

A BébéConfort recorda ainda que a média europeia de cadeiras mal instaladas é de 73%, que 27% das crianças sofre acidentes graves e que apenas 20% dos condutores tem conhecimento do sistema de conetores Isofix (sistema de segurança que é também contemplado pela norma I-size, que prende a cadeira ao aos chassis do automóvel).

 

Sobre isto só tenho uma coisa a dizer: Que Deus proteja todas as nossas crianças e as livre de acidentes.

 

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