Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As dicas da Ba

Um blog 360º com dicas e sugestões para as diferentes áreas da vida.

A partir de 1 de Fevereiro o NIB desaparece. Só é válido o IBAN!

Ba 01.12.15

transferencias.jpg

O NIB vai deixar de ser válido a partir de 1 de Fevereiro de 2016. Assim, quem quiser fazer uma transferência terá de indicar o IBAN (International Bank Account Number). Caso contrário não será possível fazer a transferência.

 

Mas para os particulares não há grandes motivos de preocupação. Na prática, o IBAN é o mesmo número do NIB (ou seja, os 21 dígitos) mas precedido de PT50. Isto é, basta colocar PT50 antes do NIB e terá o IBAN.

 

Apesar de os bancos não terem a responsabilidade de fazer a conversão automática, se escolher a transferência nacional no homebanking o sistema ajuda o utilizador ao preencher, com os números em falta.

 

Para quem tem débitos direto, que utiliza para pagamentos, não deverá existir motivos de preocupação e não necessita de fazer qualquer mudança.

 

Esta alteração resulta da conclusão da criação da Área Única de Pagamentos em Euros (SEPA – Single Euro Payments Area, em inglês) para as transferências a crédito e os débitos diretos.

 

Segundo o Banco de Portugal, nessa data serão plenamente adotados os requisitos técnicos e de negócio estipulados pelo Regulamento comunitário.

 

A SEPA permite que os cidadãos da área do euro possam efetuar pagamentos em numerário usando uma única moeda em qualquer um dos países desta área, com a mesma facilidade com que o faziam no seu país com a respetiva moeda nacional.


“O Banco de Portugal recomenda aos organismos da Administração Pública e às empresas que ainda não estejam a cumprir estas condições que contactem os seus bancos e demais prestadores de serviços de pagamentos, de modo a efetuarem atempadamente as alterações necessárias para assegurar a normal realização dos seus pagamentos e cobranças”,adiantou o supervisor em comunicado.

 

Por isso, a partir de 1 de Fevereiro já sabe: coloque sempre PT50 antes do NIB.

 

Fica a dica!

1 comentário

Comentar post