Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As dicas da Ba

Um blog 360º com dicas e sugestões para as diferentes áreas da vida.

A varicela chegou cá a casa

Ba 09.06.16

varicela.jpg

Há pouco mais de uma semana e meia recebemos um email da escola a dizer que havia meninos com varicela. Pensámos que íamos passar pelos pingos da chuva porque, nos dias seguintes, não detetámos nada. E eis que ontem apareceram umas pequenas pintas ao mais pequeno. Olhei e não me pareciam nada de mais. Pensei que fosse uma picada de melga, mosquito ou qualquer coisa, sobretudo porque tem estado muito calor.

 

Hoje, durante a noite, tive uma invasão e acordei com os dois a dormirem bem agarradinhos ao meu lado. Quando comecei a vesti-los para os levar para a escola, noto que o pequeno tinha mais umas pintas. Ainda pensei: "será que tivemos melgas no quarto?". Depois vi umas duas borbulhas nas pernas e estranhei porque ele dormiu de calças. E foi aí que pensei que poderia ser varicela. E lá fui eu ao médico e veio o veredicto: Sim, ele tem varicela. Próxima semana toda em casa e nada de sol.

 

Tendo em conta que os dois estavam a dormir abraçados acho que nos próximos dias o mais velho poderá ser visitado pelas pintas.

 

O médico deu-me uma dica para verificar se a pintas, ou borbulhas, são varicela. Basta colocar uma luz (pode ser a luz da lanterna do telemóvel) junto à borbulha, assim meio de lado. E a luz vai revelar uma pequena bolha translúcida, que nem sempre é visível a olho nú. Isso é sinal de varicela. Se a bolha for mais acinzentada já é outra coisa. Mas se é pinta e forma uma bolha translúcida é levar logo ao médico para começar o tratamento.

 

Só espero que ele não tenha muita comichão e que depois não arranque as crostas para não ficar com marcas. É que eu tive com 5 anos e arranquei algumas e fiquei com marcas até hoje.

 

Pelos vistos a varicela anda aí, por isso fiquem atentos. Laternas na mão e atenção às pintas, borbulhas e bolhas.

Fica a dica!

 

4 comentários

Comentar post