Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As dicas da Ba

Um blog 360º com dicas e sugestões para as diferentes áreas da vida.

Atenção ao IRS automático: podem perder dinheiro se não confirmarem!

Ba 05.04.17

IRS_1.jpg

Tal como já vos tinha falado aqui, o IRS automático é uma das grandes novidades deste ano. E o que quer isto dizer? Quer dizer que os pensionistas Categoria H) e trabalhadores por conta de outrem (Categoria A) com declarações simples, ou seja, apenas rendimento e despesas validadas no portal E-fatura e sem mais rendimentos vão ter o IRS pré-preenchido e que é submetido automáticamente.

 

Leia também: Guia IRS: Tudo o que precisa para entregar a declaração sem erros!

 

Basicamente podem aceder ao portal das Finanças colocar a sua senha e verificar a sugestão de entrega automática. Se concordarem com os valores carregam aceitar. Se não concordarem podem sempre corrigir os valores e entregar normalmente. Caso não aceitem, ou não façam nada, a declaração será entregue automaticamente como está no último dia do prazo.

 

Ora, é nesta altura que eu aproveito para vos deixar o alerta: VERIFIQUEM SEMPRE O IRS! (desculpem as maiúsculas mas é mesmo importante).

 

Vou relatar-vos um caso real de uma leitora reformada que se não tivesse "verificado" no portal das Finanças o seu IRS, a declaração ia ser submetida automaticamente e iria ter de pagar, injustamente, mais de 400 euros. E sabem porquê injustamente? Porque, na realidade, não tinha de pagar nem receber nada.

 

Vamos por partes. Para verificar se tem direito ao IRS automático tem de ir ao Portal das Finanças, colocar a senha e depois, do lado direito, aparece um campo que diz "IRS Automático" onde devem clicar (como se vê na imagem).

 

IRS_2.jpg

Depois de carregar esta senhora verificou que a sua declaração estava calculada com o IRS automático.

IRS_3.jpg

Além dos dados, aparecem então os rendimentos e as despesas que foram validadas no e-Fatura. Só que estranhamente não estavam a aparecer as rendas. É que esta senhora vive numa casa arrendada e até tem recebido todos os comprovativos do senhorio certos.

Screen Shot 2017-04-05 at 00.22.45.png

Mais abaixo vem então indicado o valor que teria a receber ou a pagr. e qual não é o espanto desta leitora quando percebe que teria de pagar 405,39 euros!!! O espanto é que tendo em conta os rendimentos que tem e as despesas esta leitora nunca pagou IRS, também nunca recebeu. Como se manteve tudo na mesma estranho. 

 

O que isto significa? Que "Não Aceitou" este IRS automático. Assim sendo, preencheu-o normalmente. Teve de adicionar o Anexo H (referente aos benefícios fiscais) onde introduziu os valores da renda em falta. Para as restantes despesas, uma vez que teve de colocar novamente a password, o sistema carrega as despesas.

Screen Shot 2017-04-05 at 00.23.50.png

E depois de fazer da maneira tradicional, qual foi o resultado? Podem ver na imagem abaixo. Como sempre, esta leitora não teve nem de pagar nem de receber o valor do IRS.

Screen Shot 2017-04-05 at 00.00.37.png

Este alerta é MUITO IMPORTANTE! Caso não tivesse entrado no portal das Finanças, e verificado o IRS, a declaração iria ser submetida no final do prazo como estava. Significa que passado uns dias esta leitora iria ser surpreendida com uma carta das Finanças para pagar, injustamente, mais de 400 euros.

 

Verifiquem sempre o vosso IRS! Quem tem pessoas mais velhas também na família alertem para esta situação. Peçam ajuda nos Espaços do Cidadão.

 

É muito importante divulgar esta informação para que não haja mais pessoas a ter de pagar, injustamente, IRS. Trata-se de um caso real.

 

Partilhem! 

 

Leia ainda: Guia IRS: Tudo o que precisa para entregar a declaração sem erros!

 

Acompanhem também a página do FacebookInstagram e Canal.

 

 

9 comentários

Comentar post