Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As dicas da Ba

Um blog 360º com dicas e sugestões para as diferentes áreas da vida.

Atenção trabalhadores independentes: Faturas ficam todas pendentes e têm de ser validadas!

Ba 27.01.16

RecibosVerdes.png

 

Quem é trabalhador independente ou, mesmo trabalhando por conta de outrem se também acumula com atividade independente e passa recibos verdes, tem de ter muita atenção às faturas. É que estas ficam todas pendentes no portal E-Fatura. Isto significa que se não forem validadas não têm direito ao benefício fiscal. Todas as faturas têm de ser validadas até 15 de Fevereiro.

 

Quando um trabalhador independente tem uma despesa o Fisco não sabe identificar se essa despesa foi feita no âmbito profissional ou pessoal. Por essa razão, a fatura fica pendente. Tem de ser o próprio contribuinte a indicar se determinada despesa é pessoal ou profissional.

 

Ainda na semana passada falava com uma pessoa que, embora trabalhe por conta de outrem também tem atividade independente. Em conversa perguntei se já tinha ido ao portal E-Fatura para validar as faturas, uma vez que ficam todas pendentes Respondeu-me que não e que não fazia ideia. Foi então que entrámos no E-Fatura desta pessoa e constatámos que tinha quase 722 faturas pendentes. Sim, isso mesmo, 722 faturas. E se calhar, já nem se recorda muito bem em que âmbito foram feitas algumas despesas. Isto já para não falar que alguns estabelecimentos têm nomes diferentes inscritos nas Finanças, o que às vezes não ajuda a saber qual é a despesa e o local onde a realizámos.

 

Neste caso, se não tivesse alertado esta pessoa, que não fazia ideia, muito possivelmente não iria ter qualquer benefício fiscal. Isto pode ser a diferente entre pagar ou receber IRS.

 

Por isso, se são trabalhadores independentes ou acumulam trabalho independente vão ao portal E-Fatura. Se não têm senha de acesso peçam o quanto antes. Para quem não tem internet ou acesso pode sempre pedir ajuda nos Espaços do Cidadão.

 

Para quem tem filhos, e pediu fatura no nome deles, o melhor é também não se esquecer de pedir senha para os filhos

 

Como já aqui escrevi este ano também há novidades nos prazos: Conheça as novas datas de entrega do IRS.

 

Partilhem esta informação!

 

Leia ainda: Saiba onde tirar todas as dúvidas sobre o E-Fatura e IRS

 

As 10 despesas que podem ajudá-lo a poupar no IRS 

 

Acompanhem também a página do Facebook e o Instagram.

 

Para receberem mais dicas podem subscrever a newsletter ao clicar aqui.

 

6 comentários

Comentar post