Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As dicas da Ba

Um blog 360º com dicas e sugestões para as diferentes áreas da vida.

Balanço de 2015: Gastei menos 30% este ano

Ba 31.12.15

2015.jpg

Com o ano de 2015 a chegar ao fim é tempo de balanço a vários níveis. Faço-o sempre todos os anos. Faço o balanço pessoal, profissional e financeiro. 

 

Para quem não sabe cá em casa fazemos um orçamento familiar, o que significa que apontamos diariamente todas as receitas e despesas que temos. E quando digo todas são mesmo todas. Desde o café, supermercado, gorjeta, contas da água, luz e gás, comissões, seguros, enfim, tudo! 

 

Procuro  poupar sempre que é possível e fazer compras inteligentes (o que, por vezes, não quer dizer que seja o mais barato mas a melhor relação custo/benefício/qualidade).

 

Pois bem, quando fui ao meu orçamento ver o gasto total do ano percebi que gastei menos 30% face ao ano anterior. Fiquei contente por ter conseguido reduzir as despesas, o que significa que as estratégias de poupança ao longo do ano funcionaram. As férias foram bem mais modestas e poupadas face ao ano anterior, os extras foram mais controlados e as despesas reduzidas.O objetivo para o novo ano é conseguir gastar um pouco menos para poupar mais. Por isso, cá por casa já estamos a definir uma estratégia.

 

Aproveitem também esta altura para fazer um balanço e iniciar objetivos de gastos e poupança. Claro que às vezes definimos um montante e não o conseguimos cumprir. Mas só o facto de o fazermos já gera um compromisso. Depois ao longo do ano também se ajusta. Já que esta é uma altura de resoluções, que tal fazer umas resoluções sobre as finanças familiares? Nos próximos dias vou vos deixar algumas dicas sobre o que pretendemos fazer cá por casa. 

 

Um Feliz 2016 para todos!

12 comentários

Comentar post