Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As dicas da Ba

Um blog 360º com dicas e sugestões para as diferentes áreas da vida.

Chá preto ao pequeno-almoço faz bem

Ba 11.02.15

chápreto_pequenoalmoço.jpg

 

Para quem queira melhorar a atividade mental, humor e criatividade durante o dia a solução pode estar no pequeno-almoço, mais específicamente no chá preto.

 

*Estudos recentes demonstram que o consumo de chá preto ao pequeno-almoço tem um impacto muito positivo, melhorando a atividade mental.

 

Estes estudos, que se focaram no factor “atenção” para a análise dos benefícios do consumo de chá, investigaram os efeitos de dois componentes-chave desta bebida milenar: a Cafeína e a Teanina, cuja combinação num mesmo produto é exclusiva do chá.

 

Ficou provado que a combinação entre níveis moderados de Teanina e Cafeína melhora significativamente a precisão na execução de tarefas e aumenta o estado de alerta, reduzindo, simultaneamente, o cansaço e aumentando os níveis de atenção em tarefas cognitivas exigentes.

 

Por outro lado, foi referido também que o consumo de chá tem a capacidade de melhorar o estado de humor, mantendo-o ao longo do dia, bem como de contribuir para a resolução de problemas de forma criativa (especialmente quando não é acompanhado por leite ou açúcar), favorecendo um melhor estado de espírito e potenciando a performance no trabalho.

 

As propriedades benéficas do chá preto não se ficam por aqui:

  • É uma excelente fonte de hidratação, sendo uma forma de beber mais água (vital para a manutenção da saúde), especialmente no Inverno;
  • É adaptável aos gostos e sensibilidade de cada um: é possível aumentar e diminuir a quantidade de chá (e de Cafeína, para os mais sensíveis) presente em cada chávena, jogando com o tempo que a saqueta de chá está mergulhada na água;
  • Pode também ser uma arma útil na perda ou controlo do peso, uma vez que não tem calorias quando não é adicionado açúcar.

 

Além disso, um estudo realizado na Holanda demonstra que quem bebe chá frequentemente terá uma maior tendência para praticar uma alimentação equilibrada e maiores preocupações com a adoção de estilos de vida saudáveis.

 

Por isso, já sabem, se querem começar o dia com mais energia, criatividade e bom humor é começar a beber chá preto. Pronto, lá terá de ser. A ver se os colegas no trabalho sentem a diferença no humor, sobretudo à segunda-feira.

 

Fica a dica!

 

*Estudos: Giesbrecht, T., Rycroft, J. A., Rowson, M. J., & de Bruin, E. A. (2010), The Combination of L-theanine and caffeine improves cognitive performance and increases subjective alertness, Nutritional Neuroscience, 13, 283-290

Bryan, J., Tuckey, M., Einöther, S. J. L., Garczarek, U., Garrick, A., de Bruin, E. A. (2011), Relationships between tea and other beverage consumption to work performance and mood, Apettite, dói: 10.1016/j.appet.2011.11.009