Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As dicas da Ba

Um blog 360º com dicas e sugestões para as diferentes áreas da vida.

Comprometida com um peso saudável #2

Ba 15.02.17

No início deste mês revelei-vos uma das minhas resoluções para este ano: perder peso. Depois de muito tempo dedicada a tudo e todos decidi investir em mim, na minha saúde, e comecei o tratamento médico com a Pronokal.

 

No arranque tudo foi novidade (e ainda vai sendo): novas refeições, legumes permitidos à vontade, verduras que só podemos comer uma determinada dose, especiarias para explorar, escolher os produtos Pronokal e iniciar a viagem.

 

Os primeiros dois dias foram um pouco mais complicados porque o corpo ainda não tinha entrado em processo de cetose (que normalmente acontece ao terceiro dia).

 

O que é a cetose?

A cetose é um estado metabólico no qual o organismo obtém energia não da glicose (que é o que normalmente acontece) mas sim de moléculas chamadas de corpos cetónicos. No fundo, o organismo tem de recorrer às reservas gordas para obter a energia de que necessita. Este processo proporciona a formação dos chamados corpos cetónicos, os quais serão utilizados como combustível por determinados órgãos e causarão um efeito psicoestimulante. Para garantir que todas as necessidades são supridas, e que o organismo se mantém em equilíbrio, enquanto estamos neste tratamento tomamos suplementos de sódio, potássio, magnésio, cálcio, vitaminas e ómega 3+6.

 

Depois de entrar neste estado de cetose a fome desaparece (de verdade!), a energia está de volta e começamos o processo de perda de peso.

 

A minha luta maior, nos primeiros dias, foi a habituação ao sódio mas, uma vez mais, com a ajuda preciosa da Dr.ª Katia consegui encontrar uma solução para o meu organismo.

 

Quanto às refeições posso dizer-vos que tem sido super fácil de fazer. Há desde snacks rápidos e fáceis de levar como as magníficas barritas de double choc que são M-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a-s (sou capaz de continuar a comer mesmo depois da dieta) até omoletes que podemos adaptar ao nosso gosto e explorar com os legumes permitidos (podem acompanhar pelo Instagram). Tenho usado e abusado das especiarias e testado várias receitas como pizza de couve-flor, wraps com cogumelos, panquecas com doce e canela, etc. Afinal, não é assim tão complicado conseguirmos encontrar receitas ao nosso gosto. Além de haver receitas disponíveis online, há também todo o apoio das nutricionistas (a Ana Rita e a Inês têm sido incansáveis).

 

Os dias foram passando e aproximou-se o derradeiro dia da consulta. Afinal, quanto peso tinha perdido? Por dificuldades de agenda minha tivemos de marcar para o meu 13º dia da dieta. Subi para a balança sem muitos receios até porque já sinto algumas diferenças. Veredicto? Menos 3 kg. Fiquei muito feliz com o feito, até porque depois em conversa com a nutricionista até vi melhor as coisas. Não foram duas semanas completas até há segunda consulta. Se retirar os 3 dias antes de entrar em cetose, na prática, estamos a falar de 10 dias “úteis” que correspondem a 3 kg a menos. E isso é muito bom!

 

Saí bastante animada da consulta e com novos produtos e ideias para receitas. Nos próximos dias terei mais uns desafios: vou estar em viagem. Vamos ver como me consigo adaptar e se tudo corre bem. O balanço será novamente feito quando fizer 1 mês de tratamento. Depois conto-vos tudo, prometo!

 

Até lá continuo comprometida em atingir um peso saudável. Podem ir acompanhando pelo Instagram. Vamos a isso!

Pronokal_BB_13Dias.jpg

PS: Estas calças são parecidas com as anteriores mas são outras. Antes de iniciar o tratamento não apertavam e agora servem-me na perfeição.

10 comentários

Comentar post