Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As dicas da Ba

Um blog 360º com dicas e sugestões para as diferentes áreas da vida.

Desafio das 52 semanas: Como poupar mais de 1300 euros num ano!

Ba 23.11.16

Imagem_Desafio_52_Semanas.jpg

 

No dia 4 de Janeiro lancei um desafio aqui no blog que foi um sucesso. Dei-vos a conhecer o Desafio das 52 Semanas, uma estratégia para se poupar mais de 1300 euros num ano. O post foi verdadeiramente viral e o assunto foi falado na imprensa, na rádio, na televisão, entre outros meios.

 

Desde então têm sido várias as pessoas que me enviaram emails a dizer que têm conseguido fazer, outras que acabaram por "ir ao pote" a meio do ano, e outras ainda que adaptaram a sua estratégia. O que é relevante retirar de tudo isto foi o estímulo de aforro que se conseguiu passar. E por aí, quem está a fazer? E como está a correr?

 

Para quem não sabe do que se trata deixo aqui as explicações e as várias modalidades deste desafio. 

 

Como funciona o Desafio das 52 Semanas?

Há 52 semanas num ano e por cada semana poupamos o correspondente a essa semana em euros. Assim sendo, na 1ª semana poupamos 1 euro, na 2ª semana poupamos 2 euros, e assim consecutivamente até à 52ª semana em que, nessa semana, poupamos 52 euros. Tudo somado e, no final do ano, terão colocado de lado 1.378 euros.

Desafiodas52semanas_1.jpg

Versão Inversa

Pois bem, eu aqui por casa optei por fazer o desafio mas ao contrário. Ou seja, na primeira semana começo a poupar 52 euros, na segunda poupo 51 euros e assim consecutivamente. Na última semana (a 52ª) apenas tenho de colocar de parte 1 euro. Para mim eu acho que funciona melhor assim, porque no início estou mais motivada e assim o esforço vai diminuindo e custa menos do que ser em crescente. É uma questão de gosto.

 

Desafiodas52semanas_2.jpg

 

Versão 0,50€

Na altura que lancei o desafio, muitas pessoas referiram o facto de as últimas semanas serem muito exigentes, sobretudo na modalidade de 1 euro. Foi então que referi que cada pessoa pode ajustar ao seu caso. Podem começar, por exemplo, com 0,50 euros. Depois passar para 1 euro, a seguir 1,5 euros. Assim, quando chegarem ao final do ano terão de parte 689 euros.

 

CalendarioPoupança_52semanas3.1.jpg

 

Versão bingo

Esta é a maneira que considero ser a mais flexível. Neste caso poupamos o valor da semana que nos der mais jeito. Por exemplo, na primeira semana, ou na semana em que recebemos o subsídio,  podemos até poupar 50 euros e riscamos (sublinhamos no calendário com a semana com o valor correspondente). Já na semana seguinte, se quisermos podemos poupar 1 euro. Então aí sublinhamos a semana correspondente a esse valor. Nas semanas seguintes vamos alternando, sendo que não podemos repetir valores. Ou seja, é até fazermos bingo. Vamos chegar ao final do ano com o montante desejadomas de forma mais flexível.

 

Poupança52semanas_2.jpg

 

O que precisa para fazer o mealheiro do desafio?

- Um recipiente (eu prefiro os transparentes e usei um daqueles frascos para pôr arroz)

- Calendário 

- Fita cola-cola ou cola

- Marcador para sublinhar a semana em que já poupou

 

Calendário de 2017: Para fazer o download do calendário e ajustar ao seu valor basta clicar aqui.

 

Claro que há estratégias alternativas a esta, mas dessas falarei noutra altura. Estes e outros temas serão também abordados no Workshop Intensivo de Finanças Pessoais.

 

Fica a dica!

Partilhem!

19 comentários

Comentar post