Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As dicas da Ba

Um blog 360º com dicas e sugestões para as diferentes áreas da vida.

Despesas gerais não aparecem no IRS

Ba 04.04.16

finanças.jpg

Onde estão as despesas gerais no IRS? Esta tem sido uma questão colocada por muitas pessoas que, depois de preencherem a sua declaração de IRS, constatam que os valores das despesas gerais, com cabeleireiros, oficinas ou restaurantes - e que foram validadas no portal E-Fatura -, não estão aparecer no modelo 3 da declaração de IRS. Não estão a aparecer, nem vão aparecer, porque não é suposto, tal como aconteceu no ano passado.

 

Ainda assim, questionei o Ministério das Finanças, que tutela o Fisco, sobre este tema - para saber se tinha havido alguma alteração - e esta foi a resposta: "As despesas gerais familiares e a dedução por exigência de fatura não são declaradas na declaração Modelo 3 do IRS (essa faculdade apenas ficou prevista – Decreto-Lei n.º 5/2016, de 8 de fevereiro – para as despesas relativas a saúde, formação e educação, imóveis e lares), pelo que os valores que serão considerados pela Autoridade Tributária (AT) são os que estão divulgados, desde 15 de março, na página pessoal dos contribuintes, sem prejuízo de esses valores poderem ser alterados em consequência de reclamação que o contribuinte eventualmente tenha apresentado. Assim, todas estas despesas são consideradas para efeitos da simulação da liquidação do IRS".

 

Quer isto dizer que quando é feita a simulação é logo calculado automaticamente. Por isso, se não encontraram as despesas gerais não se preocupem. Desde que tenham validado no E-Fatura e depois verificado que estava tudo bem estas são contabilizadas automaticamente.

 

Leia ainda: "5 Cuidados a ter antes de entregar a declaração de IRS", e "Como preencher a declaração de IRS em 12 passos".

 

Fica a dica. Partilhem!

 

Acompanhe também a página do Facebook e o Instagram.

 

Para receberem todas as novidades em primeira mão podem subscrever por e-mail o blog.

8 comentários

Comentar post