Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As dicas da Ba

Um blog 360º com dicas e sugestões para as diferentes áreas da vida.

Dicas para proteger a sua casa nas férias

Ba 14.07.16

Casa_ferias.jpg

Ir de férias é sinónimo de deixar a casa vazia e sozinha, tornando-a um potencial alvo para assaltantes. Por norma, há uma tendência para um aumento de assaltos na altura das férias e, por isso, é necessário tomar algumas medidas para proteger a sua casa.

 

1) Feche bem a casa. É senso comum mas, a verdade, é que nem toda a gente o faz. Há quem deixe algumas janelas um pouco abertas para arejar e a casa. Antes de fazer as malas para ir de férias tranque todas as portas, janelas e potenciais pontos de entrada, desligue todos os equipamentos elétricos, feche as torneiras da água e do gás.

 

2) Ajuda de familiar ou vizinho. Se tem algum familiar com chave ou confiança com um vizinho avise-os que vai de férias e peça para estarem atentos a qualquer movimentação estranha. Deixe-lhe o seu número de telefone. Havendo possibilidade, peça para ao final de uns dias, abrir ou fechar uns cortinados para dar a sensação de que há gente em casa.

 

3) Sistemas de ligar luzes automáticas. Esta técnica quase que faz lembrar o filme "Sozinho em casa" mas é uma forma bastante simples e barata de fazer passar a ideia que existem pessoas em casa. Compre uma luz/lâmpada de presença, ou mesmo uma mais forte, e coloque numa tomada com temporizador. Programe para uma determinada hora, por exemplo à noite, para a tomada ligar e assim a luz ficar acessa durante umas horas e depois apagar. Assim, todos os dias, à hora programada haverá luz em sua casa. 

 

4) Sistemas de alarmes. Por vezes basta uma placa à entrada da casa a indicar que tem sistema automático de alarme para dissuadir os "amigos do alheio". No mercado, há várias soluções de sistemas de alarmes. Pode optar um sistema de alarme residencial ou então pelo serviço de empresas que atuam nesta área, como a Securitas Direct ou a Prossegur. Na altura das férias até é frequente haver promoções, por isso, é uma questão de avaliar.

 

5)  Cofre. Se tem alguns bens preciosos como jóias, dinheiro ou outros objetos importantes para si pode colocar tudo num cofre. Além poder alugar um cofre num banco, pode também optar por comprar um cofre para o colocar em sua casa.

 

6) Vigilância da PSP. Todos os anos, entre 1 de Julho e 15 de Setembro, a Polícia de Segurança Pública (PSP) disponibiliza um programa especial que denomina "Operação Férias". Os agentes podem passar à porta de casa e verificar se detetam algo de estranho e contactar o proprietário. Para pedir estes serviço basta deslocar-se à esquadra mais próxima da sua residência até 48 horas antes de ir de férias e não tem qualquer custo.

 

Ficam as dicas!

Boas férias a todos!

 

4 comentários

Comentar post