Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As dicas da Ba

Um blog 360º com dicas e sugestões para as diferentes áreas da vida.

Dicas para uma condução mais segura

Ba 17.01.14

O Allianz Center for Technology (AZT) desenvolveu recentemente o estudo “Distração ao Volante” sobre as distrações na estrada, as suas causas e consequências.

 

As conclusões do estudo demonstram que um quinto (1/5) do tempo da condução é gasto em atividades que distraem o condutor e os especialistas afirmam que esta tendência está a aumentar.

 

Atualmente, 1 em cada 3 acidentes ocorre, em parte, porque o condutor estava distraído, sendo que muitos subestimam os riscos e não se apercebem do que causa a distração ou o quão frequentemente perdem o foco na condução.

 

De modo a evitar perigos desnecessários e ter uma condução mais segura, o AZT aconselha cinco medidas básicas:

 

1 – Reduzir o uso de aparelhos eletrónicos ao mínimo: As inúmeras funcionalidades de smartphones e outros gadgetsdistraem cada vez mais os condutores e quando se recorre a estes aparelhos os olhos e o pensamento são desviados do que está a acontecer na estrada, sendo a colisão traseira a consequência mais comum.

 

2 – Manter sempre ambas as mãos no volante: Quando os condutores procuram um objeto ou seguram algo que desliza, como um saco de compras ou os óculos de sol, o tempo passado a não olhar para a estrada pode chegar a 15%, o que aumenta o risco de acidente em 8 vezes.

 

3 – Mente focada na condução: Seja uma chamada, um sms ou até os seus filhos no banco de trás, qualquer forma de interação compromete o pensamento e concentração mais do que se imagina. A partir do momento em que aperta o cinto e liga o carro, chegar ao destino em segurança deve ser a sua principal preocupação.

 

4 – Relativizar a pressão do tempo: stress de rentabilizar o tempo ao máximo leva-nos a fazer coisas enquanto conduzimos, comer, ajustar roupa, retocar a maquilhagem ou arranjar o cabelo. Preocupar-se com a aparência pode ser suficiente para se distrair e perder cerca de 40% do tempo e foco na estrada.

 

5 – Capitalizar ao máximo os sistemas de assistência em viagem: Muitos de nós não sabemos que sistemas estão disponíveis ou como funcionam e, em diversas situações, estas soluções podem ajudar a compensar a desatenção do condutor. Por exemplo, o assistente de travagem de emergência ou o assistente de aviso de distância pode diminuir as consequências do acidente.

 

Acompanhe "As Dicas da Bá" no Facebook e Instagram.

2 comentários

Comentar post