Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As dicas da Ba

Um blog 360º com dicas e sugestões para as diferentes áreas da vida.

Empreendedorismo: “Vem aprender a pensar como os grandes”

Ba 30.06.14

Para quem gosta de ver o ‘Shark Tank’ (Lado dos Tubarões) como eu e tem filhos vai adorar estes ateliers.

 

Sob o mote “em julho, vem aprender a pensar como os grandes”, o RioSul Shopping quer por a pequenada a empreender com vários ateliers.

 

Os ateliers são super interessantes, eu própria já estou a pensar “será que os adultos também podem participar?” É que acho que preciso de umas boas dicas :)

 

Penso que é importante mostar as crianças que há várias alternativas de carreiras. Criar o próprio negócio não tem de ser um bicho de sete cabeças e, por vezes, as crianças conseguem ter mesmo melhores ideias do que muitos adultos.

 

Aqui fica o calendário:

 

“Valor Produto” (5 e 6 de Julho)

Neste fim-de-semana as crianças tem que utilizar os iupis (notas fictícias) que receberão à entrada do Atelier para comprar matérias primas (papel, cartolina, missangas, entre outras), de forma a poderem construir os seus produtos (pulseiras, crachás, porta-chaves, colares, molas, etc..).

 

“Criação de Valor” (12 e 13 de Junho)

No segundo fim de semana as crianças vão aprender como devem calcular o valor a pedir pelo produto que construíram. O que são custos de produção, concorrência e valor para o cliente são algumas das atividades que este Atelier irá dinamizar. No final, todas as crianças irão colocar uma etiqueta de preço no seu produto.

 

“Como Vender” (19 e 20 de Junho)

No terceiro fim de semana, as crianças vão aprender como é que se pode angariar clientes através da utilização de técnicas de comunicação como a promoção. Será pedido aos mais pequenos que façam convites e que os entreguem às pessoas para que venham conhecer o seu produto. Juntando num único dia estes três conceitos: Produto, Preço, Promoção os mais pequenos irão estar a aprender parte do Ciclo de Criação de Valor, enquanto se divertem.

 

“Feira dos Talentos” (26 e 27 de Julho)

O ciclo de ateliers termina com todas as crianças a terem direito uma banca para expor o produto que criaram anteriormente e vendê-lo por iupis aos seus convidados. No final, todos os participantes terão direito a fazer uma fotografia do seu primeiro negócio para mais tarde recordarem.

 

Todas as atividades que constituem os Ateliers de Ideias são gratuitas e decorrem aos fins de semana, no piso 1 do RioSul Shopping, entre as 15h00 e as 19h00. 

 

Fica a dica para uns fins de semana diferentes.