Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As dicas da Ba

Um blog 360º com dicas e sugestões para as diferentes áreas da vida.

Ensinar as crianças a poupar

Ba 06.07.14

Hoje estive no evento Barrigas de Amor e a convite da RTP estive em direto a dar algumas dicas de como podemos ensinar os mais pequenos a poupar e a aprenderem a gerir melhor o seu dinheiro. 

 

Por exemplo, aproveitar as compras no supermercado para ensinar os pequenos a gerir o dinheiro é óptimo. Conseguem passar-se vários ensinamentos e eles acham super divertido.

 

1) Serve para explicar a importância de uma lista de compras e o limite que temos para gastar

2) Dá para lhes mostrar a diferença entre aquilo que "querem" e o que efetivamente "precisam" (uma vez que é um local com muitos bens essenciais. As lojas de brinquedos não são tão eficazes e percebe-se a razão :) )

3) Podem explicar a diferença entre "barato" e "caro"

4) Podem ajudá-los a fazer contas com os preços e até o troco que recebem (isto de estimular a matemática é sempre bom)

5) Façam da ida às compras um jogo de educação financeira. Podem retirar, por exemplo, cinco produtos da vossa lista e colocar numa lista só para eles e depois deixem-nos fazer as compras. Eles podem mesmo levar um cesto só deles ou um carrinho pequenino. Sempre que eles tenham dúvidas ajudem ou expliquem. Por exemplo: "Procura o pacote de arroz mais barato. Tens a certeza que esse é mais barato". Eles vão adorar o jogo. E acreditem que, na próxima vez, vão ter verdadeiros especialistas na caça aos preços baixos :)

 

No projeto MoneyLab há várias opções de workshops onde se ensinam as crianças, jovens e adultos a perceberem como podem gerir melhor o seu dinheiro. Mas nada melhor do que começar com pequenos gestos em casa. E a ida às compras pode ser bem divertido.

 

Fica a dica