Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As dicas da Ba

Um blog 360º com dicas e sugestões para as diferentes áreas da vida.

Faturas e despesas de IRS podem ser verificadas nos Espaços do Cidadão

Ba 21.01.16

Espaçocidadão.jpeg

Para as pessoas que, por exemplo, não tenham internet e queiram verificar as suas faturas e despesas de IRS, assim como tirar dúvidas ou tratar de outros assuntos fiscais, podem deslocar-se aos Espaços do Cidadão. Desde esta semana que estes 343 Espaços do Cidadão, em alternativa às tradicionais repartições de Finanças, vão prestar auxílio aos contribuintes nestes assuntos.

 

Para saber qual o Espaço do Cidadão mais perto de si, basta consultar o site do Portal do Cidadão. Ou então aceder à aplicação através do telemóvel, como já falei aqui.

 

A Autoridade Tributária adianta que “nesses locais, com a ajuda de mediadores de atendimento digital, os cidadãos podem, com a sua senha de acesso e através do Portal das Finanças, consultar as facturas em que indicaram o seu Número de Identificação Fiscal (NIF) e complementar a informação das facturas que se encontrem pendentes”.

 

A confirmação das faturas no portal E-fatura tem de ser feita até dia 15 de Fevereiro. Caso contrário, as faturas que estão pendentes não darão direito a benefício fiscal.

 

Nestes Espaços do Cidadão é também possível a senha de acesso ao Portal das Finanças, obter cadernetas prediais, certidões e comprovativos de IRS, certidões de dívida e não dívida, documento de pagamento do Imposto Único de Circulação (IUC), de IMI ou de dívidas e coimas fiscais e emitir recibos de renda quitação de rendas.

 

É importante também referir que, ao contrário dos outros anos, este ano a entrega de IRS em papel e online é feita na mesma altura. Podem consultar as datas aqui.

 

Partilhem a informação!

 

Leia também: As 10 despesas que podem ajudá-lo a poupar no IRS.

 

Acompanhem também a página do Facebook e o Instagram.

 

Para receberem mais dicas podem subscrever a newsletter ao clicar aqui.