Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As dicas da Ba

Um blog 360º com dicas e sugestões para as diferentes áreas da vida.

Governo prolonga prazo das faturas pendentes até 28 de fevereiro

Ba 15.02.15

faturas.jpg

 

Atenção!!! O Governo prolongou o prazo para validação da faturas que estão pendentes no site e-Fatura de 15 de Fevereiro para 28 de Fevereiro.

 

Já vos tinha alertado para o facto de se as faturas pendentes de 2014 não forem validadas expirarem, ou seja, não contam para benefício fiscal. Podem ler aqui o post: Faturas pendentes expiram!

 

Em todo o caso têm surgido várias dúvidas sobre a que faturas se referem vou tentar sintetizar aqui alguns pontos:

 

- Para quem pediu faturas, durante o ano de 2014, com indicação do NIF (Número de Identificação Fiscal, ou seja, número de contribuinte), e quer aproveitar o benefício fiscal de devolução de uma parte do IVA pago reparações de automóveis, de motociclos, em cabeleireiros e salões de beleza ou em refeições em restaurantes tem até agora ao dia 28 de Fevereiro para consultar se tem faturas pendentes no site e-Fatura e validá-las.

 

- Se tem faturas pendentes e estas não forem validadas significa que expiram, ou seja, não tem qualquer benefício fiscal.

 

- Em algumas situações as finanças receberam a informação sobre a fatura mas esta não está classificadas quanto ao serviço ou produto a que se referem. Pode acontecer em caso de faturas emitidas por fornecedores com mais do que uma atividade, podendo assim a fatura dar direito a um benefício fiscal ou seja. Exemplo: Ir a um local tipo Pingo Doce pode gerar confusão ao Fisco. E porquê? Porque o local tem restauração e supermercado. Se for restauração entra para o benefício fiscal do IVA, se for supermercado, no caso de 2014, não entra para nenhuma categoria, já só entra em 2015. Isto porque só a partir de 2015 foi introduzida a cataegoria de despesas gerais que permite deduzir as compras com supermercado.

 

- Sempre que há dúvidas tem de ser o contribuinte a classificar, validar e indicar a categoria correta, de modo a ter direito ao benefício fiscal correspondente

 

- Para que consigam validar tudo dentro do prazo têm de ir ao site e-Fatura e seguir: área do consumidor > verificar/registar faturas > complementar informação faturas. Só assim terão direito ao benefício fiscal.

 

Não deixem passar mais tempo, nem para a última hora. Partilhem esta informação!

 

Fica a dica

4 comentários

Comentar post