Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As dicas da Ba

Um blog 360º com dicas e sugestões para as diferentes áreas da vida.

IRS: Já pode confirmar as deduções

Ba 02.03.17

IRS.jpg

Já está disponível a página da deduções do IRS para reconfirmação das faturas, no portal das Finanças. Neste site os contribuintes podem reconfirmar todas as faturas e despesas que são dedutíveis no IRS e se não concordarem têm até dia 15 de Março para reclamar caso não concorde com algum valor ou despesa.

 

Nesta página os contribuintes têm uma visão global de todas as despesas que entram no IRS. Já que aparecem não só as faturas que foram validade no E-Fatura, como todas as outras que não apareciam, como por exemplo: as propinas, taxas moderadoras, recibos da rendas, seguros de saúde, valores dos juros do crédito à habitação, etc.

 

Embora os contribuintes não possam alterar nada aqui, podem verificar todas as despesas e, caso não concordem com algum montante ou despesa, podem reclamar junto da Autoridade Tributária e Aduaneira até 15 de Março. No entanto, essa reclamação não suspende a data de entrega do IRS. Ou seja, os prazos ara entrega de IRS continuam a ser – para todos os trabalhadores – de 1 de abril a 31 de maio.

 

Desta forma, os contribuintes conseguem ver todas as despesas que irão depois aparecer na declaração de IRS, que já virá pré-preenchida.

IRS - deducoes.png

Como aceder?

Para aceder é necessária a senha de acesso ao Portal das Finanças. Depois tem de ir à página principal do Portal das Finanças e clicar onde diz "Declaração de IRS entregar/consultar comprovativo” e depois clicar em “Consultar despesas para deduções à coleta" e escolher o ano “2016”.

 

Depois irá ser-lhe pedida a senha de autenticação para entrar e após a validação terá acesso ao novo site onde vai encontrar as várias categorias, com um aspecto gráfico semelhante ao E-Fatura, e onde deverá encontrar as deduções por cada uma das categorias.

 

O valor da dedução é calculado individualmente sem atender à composição do agregado familiar nem ao regime de tributação (separada ou conjunta). Em cada categoria poderá clicar em "ver detalhes", seguido de "mais informação" e depois irá ter acesso a todas as despesas dessa mesma categoria.

 

Agora já podem ver todas as vossas despesas.

 

Partilhem esta informação para que o máximo de pessoas saiba.

 

Fica a dica!

 

Acompanhem também a página do FacebookInstagram e Canal.

7 comentários

Comentar post