Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As dicas da Ba

Um blog 360º com dicas e sugestões para as diferentes áreas da vida.

Pagamento com cartão: Visa ou Multibanco?

Ba 28.06.16

multibanco_pagamento.jpg

 

Não sei se já repararam ou não mas desde o início de Junho quando vamos pagar com cartão, e o retalhista passa o nosso cartão na máquina (POS), antes de marcamos o código, agora aparece a perguntar, por exemplo: "Visa ou Multibanco"? Depois temos de escolher qual queremos e só depois é que marcamos o código.

 

Esta nova alteração está a gerar uma verdadeira confusão, e mesmo depois dos esclarecimentos da SIBS, eu continuo a ver, diariamente, várias pessoas com dúvidas. No fundo, as pessoas acham que se escolherem VISA que vão estar a fazer o pagamento a crédito e se optarem por Multibanco o pagamento é a débito. ERRADO!!!! Não é nada disso

 

Ainda esta semana me aconteceu ter de estar a explicar num restaurante ao empregado e no supermercado à senhora da caixa. No fundo, isto acontece porque houve uma alteração e não explicaram às pessoas. Acho muito mal que os retalhistas não tenham sido informados e depois a confusão para os clientes é enorme.

 

O que mudou afinal nos pagamentos com os cartões?

 

De acordo com umas regras europeias, que entraram em vigor a 6 junho, passou a existir a possibilidade de seleção da marca de pagamento pelos utilizadores dos cartões. É que há cartões que funcionam com mais do que uma marca: Visa e Multibanco, por exemplo.

 

A escolha de uma destas marcas não altera em nada a forma de pagamento. Ou seja, se o seu cartão é de débito seja qual a marca que escolher na altura de pagar, o pagamento vai ser a débito na sua conta. Se o seu cartão for de crédito, escolha VISA ou Multibanco, o pagamento será feito a crédito.

 

"A nova opção é facultativa e apenas permite que os clientes escolham, no terminal que o comerciante disponibiliza, a marca pela qual desejam efetuar o pagamento das suas compras: VISA, VISA Electron, MasterCard, Maestro ou Multibanco", segundo explica a Unicre em comunicado.

 

A definição do pagamento das compras a débito ou a crédito depende exclusivamente do tipo de cartão utilizado. Assim:  

 

- Cartões de débito: o utilizador pagará sempre a débito – sendo o valor da compra descontado imediatamente na sua conta bancária à ordem. VISA, VISA Electron, MasterCard, Maestro são alguns dos exemplos de marcas destes cartões.

 

- Cartões de crédito: o utilizador pagará a crédito – ou seja o valor da compra será lançado na conta cartão e pago posteriormente.

 

Os utilizadores não têm qualquer custo adicional com a opção da marca e os comerciantes pagam as taxas de desconto contratadas, de acordo com a natureza da transação efetuada – a débito ou a crédito.

 

A ordem pela qual as marcas aparecem nos terminais está relacionada com a marca principal do cartão. A primeira opção corresponde à marca principal do cartão do utilizador.

 

É muito importante que todos percebam esta informação para não haver confusões. 

 

Fica a dica! Aproveitem e partilhem para que o máximo de pessoas compreendam o que mudou!

 

Acompanhe também a página do Facebook e o Instagram.

 

2 comentários

Comentar post