Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As dicas da Ba

Um blog 360º com dicas e sugestões para as diferentes áreas da vida.

Quem é a Bá?

Ba 01.02.13

A Bá é o “lado B” da Bárbara Barroso.

Apesar de vir das letras o meu gosto pelos números começou cedo. Já me diziam os testes psicotécnicos que era inato. Mas eu simplesmente ignorei e tirei jornalismo (devia ter percebido isso quando o meu primeiro trabalho foi dar explicações de matemática). Queria ser jornalista de desporto mas as primeiras experiências mostraram-me que, afinal, não era nada daquilo.

Ainda estava a estudar quando comecei a escrever para dois jornais locais, sobretudo nas secções de sociedade e lifestyle. Depois de ter andado perdida, na faculdade, houve uma professora que mudou a minha vida e mostrou-me o jornalismo económico. E foi assim que entrei, oficialmente, nos números. Estive no Diário Económico, na secção de finanças, fui responsável pela parte financeira do caderno “Dinheiro&Ócio” e desenvolvi o suplemento de finanças pessoais naquele jornal. Na altura, porque andava ali perto da equipa de luxo da “Fora de Série”, também escrevia para a revista. Mais tarde fui para o jornal i, onde estive a coordenar a economia, até sair para o Dinheiro Vivo (plataforma de economia do Diário de Notícias e Jornal de Notícias). Além de fazer comentários de bolsa na TSF, tive ainda um programa de rádio sobre finanças pessoais e vou sendo presença habitual na televisão para falar sobre temas económicos ou de poupança.

Pelo meio deste percurso escrevi dois livros sobre finanças pessoais - “19 Passos para Sobreviver à Crise” e “Tempos Complicados, Soluções Simples – Aprenda a gerir melhor o seu dinheiro” -, fundei a SocialBeat (uma empresa de gestão de redes sociais) e o MoneyLab (um projeto dedicado à literacia financeira). Há mais de 10 anos que dou workshops sobre finanças pessoais e gestão de orçamento familiar.

Apesar de ter tirado várias formações na área financeira - no Instituto de Formação Bancária e na Universidade de Boston – o gosto por aprender mais sempre foi grande. E o que poucas pessoas sabem é que tenho formação nas áreas mais distintas, como uma Certificação Profissional de Coaching, formação em Consultoria de Imagem, em Luxury Brand Management e em Marketing Digital.

O desporto sempre fez parte da minha vida. Fui atleta federada de hóquei em patins durante mais de 15 anos e, pelo meio, fiz surf, joguei basquetebol e futebol. Agora estou decidida em voltar ao ténis.

Sou casada, tenho dois filhos e gosto de escrever, viajar e comer. Adoro carros, gadgets e sou fascinada por casas (por mim estava sempre a mudar). Sou uma pessoa de pessoas e desafios. Quem quiser saber mais basta sentar-se, pôr-se confortável e acompanhar o blog.