Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As dicas da Ba

Um blog 360º com dicas e sugestões para as diferentes áreas da vida.

Saiba como consultar a base de dados de contas bancárias

Ba 15.01.15

cartoes_conta.jpg

 

Lembra-se daquela conta que encerrou há dois anos no banco onde esteve durante vários anos? Pois bem, se calhar, na realidade, a conta não foi mesmo encerrada. Mas não se preocupe, agora já é possível saber quais as contas que tem abertas e encerradas, sem sair de casa.

 

Desde dia 12 de Janeiro de 2015, o Banco de Portugal passou a disponibilizar a consulta à Base de Dados de Contas, através da internet, no Portal do Cliente Bancário.

 

A Base de Dados de Contas contém informação sobre contas de depósito, de pagamentos, de crédito e de instrumentos financeiros e dos respetivos titulares e/ou pessoas autorizadas a movimentar essas contas (pessoas singulares ou coletivas).

 

A informação constante da Base de Dados de Contas é reportada pelas entidades participantes (instituições de crédito, sociedades financeiras ou instituições de pagamento), e é da sua exclusiva responsabilidade. Sempre que ocorram erros ou omissões, cabe a estas entidades a sua retificação, por sua iniciativa ou por solicitação dos titulares dos dados.

Os pedidos de consulta à Base de Dados de Contas podem também ser apresentados em qualquer posto de atendimento ao público do Banco de Portugal, pelo titular dos dados ou por quem tenha poderes para o representar, ou enviados por correio.

Além disso, os herdeiros podem consultar a informação sobre ativos financeiros de titulares falecidos mediante consulta à Base de Dados de Contas. Estes pedidos de consulta podem ser feitos presencialmente ou por correio.

 

Como aceder através da Internet?

 

- Para ter acesso ao seu mapa tem de ir ao site do Banco de Portugal (clicar aqui).

- Verifique se estabeleceu uma ligação segura (se o link começa por https://)

- Depois basta aceitar as condições de acesso por via electrónica através da seleção do visto na caixa que indica “Li e aceito as condições do acesso por via eletrónica à Base de Dados de Contas” e clicar obter mapa

- Depois ser-lhe-á pedido que faça a autenticação. Esta pode ser feita através do Cartão de Cidadão (no caso de pessoas singulares) ou dos códigos de acesso ao Portal das Finanças – número de contribuinte e password (é válido tanto para particulares como empresas). Não se esqueça de selecionar a caixa que diz “Autorizo que o meu Número de Contribuinte e Nome sejam fornecidos à entidade Banco de Portugal”. E clicar ok

- O seu mapa será gerado através de um documento de pdf. Nele irá encontrar a informação disponibilizada pelas instituições bancárias, como a sua morada, o número de contas, tipo de depósito, as datas de abertura e encerramento, bem como a indicação de outros titulares que possam movimentar as suas contas. 

 

O que vos posso dizer é que já consultei o meu mapa e descobri que há um banco, onde tive conta há uns anos, que ao contrário do que pensei não me encerrou as contas. E lembro-me de ter frisado isso, ou seja, que queria mesmo encerrar, não suspender nem por inativa (uma prática que alguns bancos faziam para dizerem que tinham um determinando número de clientes ou contas).

 

Agora vou ter de levar o meu mapa, descobrir o documento de assinei e reclamar no banco o encerramento da conta.

 

Verifiquem os vosso mapas.

 

Fica a dica

 

5 comentários

Comentar post