Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As dicas da Ba

Um blog 360º com dicas e sugestões para as diferentes áreas da vida.

Saiba como poupar em 2014

Ba 21.01.14
 

Os últimos anos têm sido desafiantes em termos de gestão do orçamento familiar e 2014 não será excepção. Com os números de desemprego ainda em níveis elevados, os cortes salariais e o aumento dos preços de bens e serviços, o poder de compra de cada um de nós tem vindo a reduzir-se, obrigando a uma gestão ainda mais cuidada do orçamento familiar.

 

Todos nós temos estratégias para poupar, consumir menos ou fazer escolhas que consideramos mais acertadas mas, na realidade, nem sempre sabemos realmente quanto dinheiro gastamos. Quantas vezes já vos aconteceu levantarem dinheiro de manhã e poucas horas depois, quando vão à carteira já só restam uma moedas e questionam-se "mas onde é que eu gastei dinheiro?"

 

Para evitar que isso acontece a única forma de conseguir efetivamente controlar o nosso dinheiro é apontarmos todas as despesas. Bem sei que isso obecede a um grande rigor. Eu já o faço há muitos anos. Comecei com um bloco, passei para o excel e hoje utilizo uma ferramenta que me permite ter um retrato fiel para onde vai o meu dinheiro. 

 

É que 30 euros por mês, que não é mais do que uma poupança de 1 euros por dia, ao final de um ano representa 360 euros. Um montante que permite, por exemplo, pagar dois seguros de carro. É por isso que não devemos achar que poupar 1 euro por dia não adianta nada.

 

E é sobre esta ferramenta que vos quero falar. Foi desenvolvida por portugueses e chama-se Boonzi. Para quem conhece este tipo de aplicações eu utilizava o YNAB e estou bastante satisfeita agora com o Boonzi pela facilidade de importação de extractos.

 

O que é o Boonzi?

Boonzi não é mais do que um programa que permite, a cada pessoas ou família, uma gestão precisa das suas despesas e receitas através do computador ou portátil.  Através da importação dos extractos do bancos poderá fazer uma gestão rápida e fácil de todas as despesas e receitas. 

 

Importação automática de extractos dos bancos

Uma das características do Boonzi é o facto de permitir, de forma simples e totalmente segura, importar os extractos bancários de vários bancos nacionais. Ou seja, se tiver conta em mais que um banco consegue gerir tudo no programa.

 

Ao fazer a importação, o Boonzi classifica automaticamente as despesas e receitas. No entanto, o utilizador pode sempre fazer uma gestão mais personalizada. 

 

Gráficos e relatórios

Ao categorizar as despesas e receitas, o programa vai gerar relatórios e gráficos detalhados e intuitivos. A análise a esses relatórios permitem saber com exactidão quanto gasta em combustível, juros de crédito, electricidade, entre outras categorias, e assim criar objectivos mensais de poupança.

 

 
 
 
 
 

Conseguindo identificar onde gasta é mais fácil perceber onde pode reduzir ou poupar, o que na atual conjuntura é uma mais-valia. 

 

Campanha de desconto

 

Habitualmente este produto tem um custo de 39,90 euros. No entanto, o Blog As Dicas da Bá, enquanto parceiro do Boonzi, oferece um desconto de 12 euros. Para aceder directamente ao desconto pode clicar aqui.

 

Face à média de preço destes produtos no mercado, o Boonzi fica bastante mais acessível. Por pouco menos de 30 euros poderá conseguir poupar muitos mais, através de uma gestão mais cuidada.

 

Por exemplo, ao identificar 1 euro de poupança por dia, que acredito que consiga fazê-lo assim que começar a utilizar o Boonzi, em apenas 1 mês já lhe terá compensado o produto.

 

Fica a dica para quem queira poupar em 2014.

 

Acompanhe "As Dicas da Bá" no Facebook e Instagram.