Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As dicas da Ba

Um blog 360º com dicas e sugestões para as diferentes áreas da vida.

Saiba onde tirar todas as dúvidas sobre o E-Fatura e IRS

Ba 01.02.16

IRS_datas.png

A data de entrega do IRS começa a aproximar-se mas nem por isso as dúvidas diminuem. Muito pelo contrário. Na sequência dos textos que tenho aqui escrito, nas últimas semanas, tenho recebido muitos emails, mensagens, comentários com várias dúvidas não só sobre as faturas, como deduções e outros assuntos relacionados com o IRS. Apesar do esforço que tenho feito para responder, a verdade é que são tantas que só torna difícil chegar a todos em tempo útil. Além disso, em muitos casos eu própria tenho as minhas dúvidas e há outros questões que dependem de alguns detalhes.

 

Assim sendo, e como não quero deixar-vos sem resposta, o que posso fazer e indicar-vos os vários sítios existentes onde podem . Podem explicar detalhadamente o vosso caso e garantir que quando entregarem o vosso IRS podem usufruir de todos os benefícios fiscais que têm direito.

 

Importa relembrar que todas as faturas têm de ser validadas até 15 de Fevereiro, no portal E-Fatura. Os trabalhadores independentes ficam com as faturas pendentes, porque o Fisco não distingue quais são feitas no âmbito pessoal ou profissional.

 

Quem tem filhos, não se esqueça de pedir a senha para validar as faturas, caso contrário, se pediu faturas no nome dos filhos e estas estiverem pendentes não terão direito ao benefício fiscal. Peçam o quanto antes para vir a tempo.

 

Não se esqueçam que este ano há novas datas para entrega do IRS. Podem ainda ver as 10 despesas que podem ajudá-lo a poupar no IRS.

 

Onde posso tirar dúvidas?

 

- Portal das Finanças. Pode consultar, através do Portal das Finaças, o sítio das perguntas frequentes sobre o E-Fatura, e também as perguntas frequentes sobre outros temas de faturas e IRS.

 

- Centro de atendimento Telefónico das Finanças. Pode ligar para o número de apoio aos contribuintes, através do número 707 206 707, nos dias úteis das 09:00H às 19:00H

 

- Espaços do Cidadão. Pode deslocar-se aos Espaços do Cidadão, como já aqui tinha falado. Nestes espaços pode pedir ajuda para registar faturas, fazer simulações e tirar todas as dúvidas relacionadas com faturas e IRS.

 

- DECO. A Associação de Defesa do Consumidor criou o site IRS Sem Custos onde poderá registar-se e ter acesso a informações e esclarecimentos relacionados com as faturas e IRS.

 

Partilhem esta informação para que todos consigam usufruir dos benefícios fiscais a que têm direito.

 

Acompanhem também a página do Facebook e o Instagram.

 

Para receberem mais dicas podem subscrever a newsletter ao clicar aqui.