Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As dicas da Ba

Um blog 360º com dicas e sugestões para as diferentes áreas da vida.

Seguros anuais, semestrais ou mensais?

Ba 20.03.15

seguro_auto.jpeg

 

Esta semana estava a conversar com um grupo de pessoas sobre seguros e a periodicidade de pagamento dos mesmo. Cá em casa temos todos os seguros a serem pagos anualmente. Além de preferirmos fazer o pagamento de uma vez só, no caso do automóvel e da mota (nas seguradoras que temos), pagar anualmente sai mais barato do que semestralmente, ou mesmo mensalmente. E isso também pesou na decisão.

 

No entanto, ainda há pouco tempo reparámos que temos os seguros concentrados todos entre os meses de Fevereiro e Março. Isto significa que, caso não façamos a poupança mensal, quando chegam estes meses o esforço no orçamento é maior.

 

Por norma costumamos colocar de parte o valor mensal. Para simplificar, imaginando um seguro automóvel de 120 euros anuais, poupamos 10 euros todos os meses com essa finalidade. Assim sabemos que quando chega a altura de pagar o seguro já temos esse dinheiro de parte. E agora podem perguntar: então mas se poupam mensalmente porque razão não pagam antes o seguro todos os meses? Tal como disse, o preço final é mais baixo. E mesmo 20 euros de diferença não parecendo nada de extraordinário a verdade é que é com estas pequenas poupanças que conseguimos, por exemplo, poupar para um outro seguro.

 

Mas claro que nem sempre a dinâmica orçamental é perfeita e com alguns imprevistos o dinheiro do seguro que estava de lado pode acabar por ir para outra despesa. 

 

Além dos seguros do carro e da mota também o da casa calha por estes meses. Para não ficar então tudo concentrado nos mesmos meses a nossa estratégia vai ser conseguir alterar. E como fazê-lo? Pois bem, agora vamos pagar os próximos dois meses de forma mensal. Ou seja, Abril e  Maio. Depois, já em Junho, fazemos novamente uma simulação. Caso a modalidade anual se mantenha mais barata passamos a pagar anualmente. Assim, conseguimos "deslocalizar" um seguro para um mês diferente de forma a não ficar tudo concentrado na mesma altura.

 

Claro que há quem prefira pagar tudo mensalmente e há quem opte pelo pagamento anual. E por aí, o que preferem?

 

O importante é que cada família encontre a modalidade que se adapta melhor ao seu estilo de vida e orçamento.