Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As dicas da Ba

Um blog 360º com dicas e sugestões para as diferentes áreas da vida.

Teste à Multicooker da Redmond

Ba 16.03.16

IMG_4656.JPG

Há umas semanas recebi na minha cozinha para testar a nova Multicooker da Redmond. E para quem não sabe o que é uma multicooker eu explico. Na prática é quase como uma panela elétrica, que promete substituir a frigideira, panela a vapor, panela de pressão, a máquina do pão, a iogurteira, o forno e até mesmo o fogão.

 

Esta máquina (RMC-M4502E) não é um robot de cozinha como a Bimby, Cuisine Companion ou Chef Express. Esta máquina, ao contrário dos restantes robots de cozinha não corta, tritura ou pulveriza. Diria que é quase como uma máquina complementar ao um robot de cozinha.

 

Como não estou habituada a este tipo de máquina procurei seguir algumas das receitas que vêm no livro, e na aplicação online. Fiz frango frito, pernil de porco, sopa, feijoada, etc. E todas as receitas ficaram bem, bastante saborosas à exceção do pernil de porco. Não ficou como nós costumamos cozinhar em Portugal, mas também pode ser da própria receita. De resto sente-se que a comida fica de facto muito saborosa, mesmo apurada.

 

Os programas são de fácil utilização e ao final de 5 minutos (claro que também li as instruções) torna-se bastante intuitiva. Para os bolos e pão apenas me chateia um pouco que fique sempre com a mesma forma cilindrica da cuba, mas quanto a isso não há nada a fazer. Eu gosto, conforme os bolos, de ora optar por formas com o buraco no meio, ou algumas retangulares (mas isso sou eu).

 

A função Keep Warm (manter quente), que mantém os alimentos quentes por 24 horas, é bastante útil, sobretudo se deixamos a máquina a cozinhar e estamos a tratar de outras coisas. Podemos fazer o jantar com antecedência que ele fica quente e saboroso mesmo passado 1 hora ou mais.

 

Já a função Time Delay (tempo pode ser adiado até 24 horas, permitindo que a máquina comece a cozinhar no tempo pré-programado) achei interessante sobretudo para fazer pão. Já que os outros tipos de cozinhados não convém deixar na cuba durante uma noite, por exemplo.

 

Em termos de receitas, acho que a marca ainda tem um caminho a fazer, sobretudo em relação a receitas portuguesas. Para quem queira começar a cozinhar com a máquina no início é normal que sinta necessidade de seguir as receitas e, mesmo havendo 100 receitas, achei a oferta um pouco limitada (tendo em conta os pratos que estamos mais habituados em Portugal). No entanto, pelo que sei, a intenção da marca é ir desenvolvendo mais receitas e colocá-las disponíveis na aplicação online. Por isso, é bem possível que dentro de meses já haja todo um manancial de novas receitas.

 

Características da RMC-M4502E - Multicooker

- Cuba com capacidade de 5 litros com revestimento antiaderente

- Cesto para cozinhar a vapor

- Copo de medição

- 2 colheres (1 para mexer, 1 para servir)

- Cesta para fritar

- 16 programas automáticos (legumes a vapor, peixe a vapor, carne a vapor, fritar legumes, fritar peixe, fritar carne, massa, papas, sopa, programa rápido, estufar, asar, ferver, cozinha vegetais com ajuste de temperatura, cozinha peixe com ajuste de temperatura e cozinha carne com ajuste de temperatura) + 18 programas adicionais

- Livro com 100 receitas

- Função Keep Warm (manter quente) que mantém os alimentos quentes por 24 horas

- Função Time Delay (tempo pode ser adiado até 24 horas, permitindo que a máquina comece a cozinhar no tempo pré-programado)

- Função Multicook (permite ajustar o tempo de 5minutos a 12 horas e a temperatura entre 40º e 160º)

- Tecnologia 3D (permite um aquecimento uniforme dos alimentos, conservado os nutrientes)

 

Resumindo, acho que esta é uma boa opção para quem gosta de cozinhar e não se dá bem com o fogão ou mesmo o forno. Imagino que seja até ideal para estudantes, que por exemplo podem estar a viver num quarto ou casa sem fogão, e têm aqui uma máquina que lhes permite substituir o fogão e forno facilmente. 

 

Para quem me tem vindo a perguntar se acho que é preferível uma multicooker ou um robot de cozinha a minha resposta é simples: não têm nada a ver uma com a outra. Quanto muito podem ser complementares.Tudo depende do que cada pessoa pretende fazer.

 

Se alguém já experimentou partilhe também as suas experiências!

 

Leiam ainda os testes comparativos: Cuisine Companion vs Bimby e Chef Express vs Bimby.

 

Acompanhem também a página do Facebook e o Instagram.

 

 

3 comentários

Comentar post