Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As dicas da Ba

Um blog 360º com dicas e sugestões para as diferentes áreas da vida.

Uma estratégia para deixar a chupeta

Ba 09.03.15

Imaginarim_chupeta.jpeg

Mães e pais com crianças pequenas que ainda usam chupeta, este post é para vocês! 

 

A pensar em todos os pais que andam a tentar arranjar estratégias para convencer a pequenada a deixar a chupeta, a Imaginarium lançou uma campanha para nos ajudar.

 

Até 17 de março, a Imaginarium convida todas as famílias com crianças em idade de deixar a chupeta a passar pelas suas lojas para entregar a chupeta ao KicoNico. As crianças ganharão um presente como recompensa!

 

Todos sabemos o quão difícil é convencer os pequenos a separarem-se da sua melhor amiga: a chupeta. Eu bem que vou dizendo que faz os dentes tortos - e ele lá cospe a chupeta - mas quando chega à noite parece não haver volta a dar.

 

Dizem que  a chupeta tem inúmeros benefícios durante a primeira etapa do desenvolvimento do bebé: cumpre a função de acalmar e tranquilizar, serve como objeto de apego e ajuda na formação do cérebro graças às massagens cranianas. Contudo, é importante que a chupeta se retire a tempo, entre os 2 e os 3 anos de idade. A curto prazo, não cria nenhuma dificuldade no desenvolvimento do bebé, mas depois dos 3 anos, cria um hábito e quanto mais a usam, mais a querem. Portanto, aqui em casa já vamos na fase do hábito. 

 

“Deixar de usar chupeta é fácil para uma criança. Em um ou dois dias já terá esquecido a chupeta. É mais difícil para os pais. Devem ser eles a tomar a decisão sem temer a sua reação, nem dar opções ou anunciá-lo à criança” explica Teresa Rosillo*, psicóloga especializada na infância e brinquedos para a Imaginarium. “Os pais não devem temer este momento, já que estão a fazer algo bom para o seu filho, ainda que lhes seja difícil. Por isso é importante que mantenham uma atitude firme sem voltar atrás”.

 

Pois bem, pais da pequenada nós cá em casa vamos aproveitar a campanha e ver se resulta. E aproveito para deixar uma mensagem: "Querida Imaginarim se o meu pequeno largar a chupeta pelo presente, sem cedências, acho que sou eu que vos dou um presente". 

 

Fica a dica!