Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As dicas da Ba

Um blog 360º com dicas e sugestões para as diferentes áreas da vida.

Visita a Xangai!

Ba 24.06.15

IMG_2134 (1).JPG

 

Estive um pouco ausente na semana passada e o motivo foi apenas um: Xangai! Fui à China numa viagem de trabalho com um grupo de jornalistas. Foi a minha primeira vez na China e apesar de termos a agenda preenchida com conferências de imprensa, entrevistas, reuniões, etc... ainda conseguimos ter um cheirinho do que é Xangai.

 

Na China o Facebook, Twitter, Instagram, Gmail e afins estão bloqueados. Só era possível aceder com VPN. E, mesmo para conseguir ligar a VPN era preciso ter uma boa ligação de internet, o que nem sempre acontecia. Resultado? Sempre que entrava num restaurante ou edifício parecia uma maluquinha "tem wi-fi?". Lá começava a experiência da ligação na tentativa de ligar a VPN...e como parecia mágico o som dos emails a cair, as notificações do Facebook e Instagram :)

 

A experiência foi gira. O 'jet lag' quase deu cabo de mim. Mesmo quando me ia deitar à meia noite...algures entre as 3h e 4h da manhã lá estava eu acordada sem sono. Houve noites em que dormi duas horas. Claro que ao pequeno-almoço pareciamos mortos-vivos. As viagens fazem-se também da companhia. E nisso esta viagem contou com uma grupeta animada :)

2015-06-13 13.27.57-1.jpg

Ainda em Lisboa a preparar-me para o embarque. Fomos de Lisboa para Frankfurt. E depois seguimos de Frankfurt para Xangai. 

IMG_1846.JPG

Digamos que 10h30 de viagem custam menos a fazer em 'business'. Os meus joelhinhos agradeceram não chegar inchados.

IMG_1855.JPG

O primeiro contacto com Xangai. Calor, uma humidade brutal (deu-me cabo dos cabelos e eu bem que levei o babyliss mas nem assim), e uma neblina constante. Realmente não há luz como a de Portugal!

IMG_1890.JPG 

O nosso hotel Jumeirah Himalayas. O hotel era bom. O único "menos" era mesmo a internet. Claro que tinha wi-fi gratutio mas era tão lento que não conseguíamos ligar a VPN. Aliás, eu não conseguia ligar-me à internet, ponto. Se quisessemos "high speed internet" tínhamos de desembolsar cerca de 15 euros/dia. Claro que mandei logo vir que não achava normal um hotel de 5 estrelas não ter uma internet em condições para quem estava hospedado. Apenas a querida Rita parecia ter um "vortex" qualquer em que conseguia ligar internet, vpn, torradeira, tudo. Já eu...nada! Bah!

IMG_1867.JPG

E na saída para irmos jantar, logo na primeira noite, num centro comercial reparamos numa linguagem familiar "Amor de Chocolate". Quase que me senti em casa :) 

IMG_1875.JPG 

Parque automóvel numa rua de Xangai. Não eram todos assim...

IMG_1876.JPG

 ... havia outras marcas :) Logo a seguir a esta foto, na mesma rua do Ferrari e do Porsche passou um Nissan GTR. E eu pensei "mas isto aqui é assim?" Parte engraçada: estes carros estavam estacionados em frente a uma casa especial...

IMG_1877.JPG

... à casa onde fui criado o Partido Comunista Chinês (segundo informações do nosso caro colega António, que já está por terras chinesas há mais de 40 anos e que foi um guia fantástico).  

IMG_1884.JPG

 E mesmo numa cidade tão moderna há tradições que não se perdem: comida de rua. Aqui o pestisco eram lagostins.

IMG_1891.JPG 

Na apresentação do Cirque du Soleil na China

IMG_1914.JPG

Assistimos a uma pequena performance dos artistas do Cirque du Soleil e levantaram o véu do próximo espetáculo, inspirado no "Avatar" de James Cameron. 

FullSizeRender (16).jpg

Uma nova experiência gastronómica: hot pot. Na prática trata-se de uma panela individual para cada pessoa (tem lume em baixo a cozinhar à semelhança do fondue). É quase como uma sopa mas que, na realidade, irá servir para cozinharmos carne, cogumelos ou outras coisas... Quando começa a borbulhar, colocamos a carne, o tofu ou cogumelos lá para dentro do pote. Quando voltar a ferver é sinal que está pronto. É todo um novo sabor. Houve quem gostasse e quem preferisse a cerveja :) Ahhh um detalhe importante. Isto faz um calor descomunal e não havia ar condicionado no restaurante. Resultado? Estávamos a suar. Eu sentia-me num banho turco.

IMG_1959.JPG

 Vista sobre Xangai perto do novo centro financeiro da cidade

IMG_1968.JPG

Noodles antes das reuniões. Um clássico. Mas houve um dia em que comi noodles picantes ao pequeno-almoço. Na China sê chinês!

FullSizeRender (17).jpg 

Momento de Tai-chi. Os meus joelhos não estavam preparados para isto. Engane-se quem pense que Tai Chi é para velhinhos. 

IMG_1999.JPG

"Yu Garden" ainda de dia...

IMG_2016.JPG

... e "Yu Garden" à noite!

IMG_2086.JPG

Toda uma nova experiência gastronómica. Este almoço arrumou comigo. Estava bom mas a seguir a isto acho que o meu corpo acusou os dias de 'jet lag'. E o que significa isso? Que tive de saltar a tarde livre e recolhi à base para dormir. Mas depois do soninho até parecia a Fénix!

IMG_2106.JPG 

Em jeito de despedida fomos a um restaurante f-a-n-t-á-s-t-i-co: Mr. & Mrs. Bund! A comida aqui já não nos era tão estanha. O restaurante é 'top', super na moda, cheio de estrangeiros, boa música, celebridades... um 'must'!

IMG_2140.JPG

 A MJG apanhou-me na foto. É que isto de andarmos semprea tirar fotos aos outros depois nunca aparecemos. 

IMG_2150.JPG

Era esta a vista do terraço do restaurante Mr. & Mrs. Bund. Tenho imensas fotos deste terraço mas esta é da autoria da MJG :) Mesmo a chuviscar cantámos e dançámos no terraço enquanto contemplávamos a vista magnífica!

FullSizeRender (18).jpg

E na hora do regresso lá vinha a minha malinha com 10kg a mais do que foi. E pensar quando cheguei ao aeroporto só me diziam "que mala tão grande!". Ah, pois é...mas coube tudo na mala, não precisei de comprar nenhuma e ainda caberiam mais um 10 quilos. Super resistente a minha querida TUMI! :)

IMG_2178.JPG 

O regresso de Xangai fez-se num A380. Esta também foi a minha primeira vez neste bichinho :)

IMG_2193.JPG 

A caminho de Lisboa a vista do avião era esta!

 

Viajar é bom. Seja em trabalho ou em lazer. Adoro! Mas também vos digo uma coisa... quanto mais viajo mais gosto de voltar! O ir é bom mas o regresso é ainda melhor. Muitas histórias para contar. A minha casinha, o conforto da minha cama e almofada, o cheiro dos meus filhos. There's no place like home!

1 comentário

Comentar post